Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Representantes Da Adapec Se Reúnem Com Funai Para Alinhar Ações Na Ilha Do Bananal

Data do post: 21/07/2021 18:12:35 Imprimir -  Compartilhar

AdapecAs instituições reforçam parceria para melhorias nas atividades de bovinocultura na região.

Na manhã desta quarta-feira, 21, representantes da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) se reuniram com o coordenador regional da Fundação Nacional Nacional do Índio (Funai) no Tocantins, Osmar Gomes de Lima, para alinhar os trabalhos que serão desenvolvidos no período que envolve a Campanha de vacinação contra a Febre Aftosa na Ilha do Bananal.

De acordo com o presidente da Adapec, o apoio da Fundação é extremamente importante para o desempenho das atividades. “É primordial essa parceria para que os trabalhos sejam executados de forma eficaz e atendam as demandas tanto dos retireiros quanto dos povos indígenas”, disse.

Osmar Gomes falou da importância do potencial indígena no processo de produção do país e o quanto é imprescindível a participação de organizações de controle da saúde animal, bem como de políticas que agregam benefícios. “Os indígenas precisam desta atenção e cuidado para também colaborar com a segurança alimentar não só do seu povo, mas do país, por isso daremos todo o apoio para que a Adapec tenha resultados satisfatórios na vacinação do rebanho ”, avaliou. 

Campanha

A Agulha oficial, quando os próprios técnicos da Agência executam a vacinação, vai ocorrer entre os dias 1º de agosto e 30 de setembro, mas os profissionais já começaram o trabalho prévio. As notificações foram iniciadas aos retireiros e aos indígenas, bem como faremos orientações e o pré-agendamento para contarmos com a colaboração no momento da vacinação, onde os animais deverão estar presos.

Aproximadamente 100 mil bovinos, distribuídos em cerca de 350 retiros, serão vacinados pelos próprios técnicos da Agência para garantir que todo rebanho existente na região seja imunizado.

Ilha do Bananal

A Ilha do Bananal tem cerca de 2 milhões de hectares e faz divisa com oito municípios tocantinenses: Formoso do Araguaia, Sandolândia, Lagoa da Confusão, Araguaçu, Cristalândia, Dueré, Caseara e Pium. Devido às suas características de relevo e terreno, no período chuvoso, se torna quase intransitável, pois a região fica alagada. Diante disso, a vacinação só ocorre na época da seca e uma vez por ano, para todos os bovinos, independente da faixa etária.

Fonte: Adapec