Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Saúde Alerta População Sobre Situação Crítica Dos Estoques De Sangue Nos Hemocentros Do Tocantins

Data do post: 12/07/2021 21:42:52 Imprimir -  Compartilhar

Governo do TocantinsHemocentros precisam, com urgência, de todos os tipos sanguíneos.

Os estoques de sangue nos Hemocentros do Tocantins estão em situação crítica, por isso, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), convoca toda a população para doar sangue.

“As demandas não param de chegar. Atualmente, há a necessidade de todos os tipos sanguíneos. Precisamos atender todos os pacientes que necessitam de sangue e, para isso, convidamos toda a população tocantinense para doação. Estamos fazendo um trabalho diário de captação, ligando para todos os doadores e fazendo agendamento, mesmo assim, ainda estamos com estoques abaixo do esperado”, explica a responsável pelo Setor de Captação de Doadores do Hemocentro Coordenador de Palmas, Robéria Fernandes.

A técnica ressalta ainda que “em virtude da pandemia da Covid-19, que preconiza o isolamento social e dificulta ainda mais a doação de sangue espontânea, os estoques de sangue estão em níveis ainda mais deficitários em todos os hemocentros do país. É importante ressaltar que, mesmo com estoques críticos, não deixamos de atender nenhuma demanda, mesmo com as dificuldades”.

No primeiro quadrimestre de 2021, a Hemorrede Tocantins coletou uma média aproximada de aproximadamente 1.500 bolsas de sangue/mês, mas, por conta da chegada do mês de julho, as doações caem significativamente. “O mês de julho é, historicamente, um mês de redução das doações, em decorrência das férias. Desta forma, recomendamos que os doadores assíduos agendem as doações. Além disso, é um bom momento para que quem nunca doou comece a fazer isso. Estamos seguindo todas as medidas de prevenção contra a Covid-19, mantendo o distanciamento, fazendo higienização constante, além de agendamento para doação, a fim de evitar aglomerações”, enfatiza a superintendente da Hemorrede, Pollyana Gomes.

Agendamento

O agendamento para doações na Hemorrede do Tocantins pode ser feito, via telefone, nas unidades da Hemorrede do Tocantins: Hemocentro Coordenador de Palmas: 3218-3232 e 0800-642-8822; Unidade de Coleta de Palmas (anexo ao HGP):  3218-7336; Hemocentro Regional de Araguaína: 3411-2915; Núcleo de Hemoterapia de Gurupi: 3312-2237; Unidade de Coleta e Transfusão de Porto Nacional: 3363-5161; Unidade de Coleta e Transfusão de Augustinópolis: 3456-1153.

Critérios básicos para doação

Para ser um doador de sangue, é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg, não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação, ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas, estar bem alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 3 horas que antecedem a doação) e apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial.

Fonte: Governo do Tocantins