Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Casa De Apoio Do Governo Do Tocantins Atende Mais De 6,4 Mil Beneficiários No Primeiro Semestre De 2021

Data do post: 08/07/2021 03:16:43 Imprimir -  Compartilhar

Governo do TocantinsA instituição é gerida pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), e conta com a colaboração de instituições parceiras, além de parceiros e voluntários.

“A Casa de Apoio é uma Casa com vida e representa pra nós a extensão do nosso lar. Aqui temos comidas no horário certinho. Casa bem limpinha,  lençóis de camas, tudo higienizado”,  afirmou Eliene Mendanha Roder, 56 anos, que mora em Formoso do Araguaia, e conhece  os serviços da instituição, há oito anos, quando foi encaminhada para tratar um câncer de mama.

Esse mês, ela está hospedada para novo tratamento de saúde e conta como se sente na instituição “Sempre fui bem tratada aqui. Os funcionários nos tratam com carinho, como se fossemos família deles. Estando aqui me sinto segura, sinto que já venci”, afirmou.

De janeiro a junho de 2021, a Casa de Apoio do Governo do Tocantins atendeu mais de 6,4 mil beneficiários. A Casa hospeda gratuitamente, pacientes de hospitais públicos, dos 139 municípios do Tocantins, e a todas as pessoas que estão em tratamento de saúde em Palmas e não têm onde ficar hospedadas durante o tratamento.

A instituição é gerida pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), e conta com a colaboração de instituições parceiras, além de grupos e pessoas voluntárias.  Está localizada a 200 metros do Hospital Geral de Palmas (HGP), o que facilita o acesso dos pacientes aos tratamentos de saúde.

Voluntariado

Além do custeio contínuo do Governo do Tocantins, a instituição conta com as  doações de instituições parceiras e grupos colaboradores voluntários, que ajudam de diversas formas.

Ivonaldo da Silva Soares, junto com cerca de 20 amigos, faz parte do Projeto ACE Brasil, que colabora com a Casa de Apoio doando o café da manhã, apoio  espiritual com oração, há mais de quatro anos, todos os sábados. “Cada um colabora com alguma coisa, ajudamos com doações de remédios, despesas pessoais, entre outras”. O projeto também ajuda a outras instituições e o foco é  compartilhar. “Cumprir os mandamentos bíblicos, fazer não porque vai ajudar a se sentir bem, mas, porque é necessário”, afirma o voluntário.

“Agradeço em primeiro lugar a Deus e também a todos que nos ajudam. Sempre tem alguém disposto a nos ajudar. Além do apoio espiritual, os voluntários trazem café da manhã, lanches, frutas, leite e bolachas, entre outros”, afirma Eliene Mendanha

O secretário da Setas, José Messias de Araújo, destacou a importância do trabalho realizado pela Casa de Apoio com colaboração dos voluntários e agradeceu e convidou os interessados a serem parceiros da ação. “A Casa de Apoio é referência para os municípios e até para outros estados. O Governo do Tocantins mantém a estrutura que comporta mais de 120 atendimentos diários, com conforto e qualidade. Contamos também com parceiros que ampliam as formas de atendimento a esse público. Graças a esses amigos podemos ofertar apoio emocional, espiritual, capacitações, entre outras ajudas”, ressalta o gestor.

Estrutura física

As instalações são equipadas com mais de 120 leitos, beliches, ar-condicionado, ventiladores, cozinha, brinquedoteca, sala interdisciplinar, parquinho, área de convivência social e capela. Diariamente, a instituição tem capacidade para atender 126 pessoas.

Os hóspedes são selecionados e encaminhados pelas assistentes sociais dos hospitais públicos de Palmas. Endereço: Quadra 203 Sul, Avenida LO-05, APM-01. Telefone: 3218-2465.

Fonte: Governo do Tocantins