Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
rhana_ar_condicionado_1015x150_gif

CGE Tocantins Regulamenta Processo Administrativo De Fornecedores

Data do post: 06/07/2021 18:30:58 Imprimir -  Compartilhar

Governo do TocantinsMedida objetiva a apuração de responsabilidade de entes privados pela prática de infrações ou atos lesivos contra a administração pública.

A Controladoria-Geral do Estado (CGE-TO) instituiu o Processo Administrativo de Fornecedores (PAF), no âmbito da Controladoria, em caso de cometimento de infrações e atos lesivos por entes privados em contratações públicas. A norma servirá para regulamentar a aplicação das sanções previstas nas leis federais nº 14.133/2021; nº 8.666/1993 e nº 10.520/2002, que tratam de licitações e contratos (as duas primeiras) e pregão público. A medida foi publicada na edição nº 5879 do Diário Oficial dessa segunda-feira, 5, por meio da Portaria CGE-TO nº 111/2021.

“Com essa regulamentação, objetivamos delegar à Corregedoria a competência de aplicar as penalidades previstas nas legislações federais, no que se refere aos contratos e licitações com a administração pública. Dessa forma, será possível instituir o rito processual para apurar a responsabilidade de fornecedores decorrente de atos lesivos em desfavor da Controladoria”, explica a corregedora-geral do Estado, Simone Pereira Brito.

A apuração de responsabilidade de entes privados pela prática de infração administrativa será realizada mediante Processo Administrativo de Fornecedores (PAF), observando-se todas as fases do rito processual. Ficando comprovada a infração ou ato lesivo, a empresa ficará sujeita às seguintes sanções: advertência; multa; impedimento ou declaração de inidoneidade para licitar ou contratar com a Administração Pública.

A normativa é mais um instrumento de controle dos gastos públicos. “Por meio da portaria, a Controladoria terá mais segurança jurídica para executar as compras públicas e contratações de serviços. Com isso, é possível evitar maiores danos ao erário público, promovendo a eficiência da aplicação dos recursos públicos”, comenta a corregedora.

Fonte: Governo do Tocantins

ATENÇÃO!
Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.