Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
rhana_ar_condicionado_1015x150_gif

Comitê Do Fogo Simula Combate a Incêndios Florestais No Morro Do Limpão, Em Palmas

Data do post: 06/07/2021 18:24:47 Imprimir -  Compartilhar

Corpo de BombeirosAção será realizada nesta quarta, 7, e na quinta-feira, 8, às 16 horas.

O Comitê do Fogo realiza nesta quarta e quinta-feira, 7 e 8, às 16 horas, uma simulação de combate a incêndios florestais no Morro do Limpão, na Serra do Lajeado. A ação contará com a participação de 120 militares do 22° Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, sediado em Palmas, além de brigadistas do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e dos bombeiros do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins e da Defesa Civil.

Segundo o diretor de Biodiversidade e Áreas Controladas do Naturatins, Warley Rodrigues, a simulação surgiu da necessidade de manter a parceria existente com o Exército, nas ações de combate aos incêndios florestais. “O Exército tem homens disponíveis, que passaram por um processo de formação e que precisam ver, na prática, os protocolos necessários para combater os incêndios. Por isso, a necessidade dessa simulação, que será feita por meio de uma queima controlada”, explicou.

De acordo com o tenente-coronel Erisvaldo Alves, coordenador do Comitê do Fogo, a simulação visa preparar os militares do Exército para uma possível atuação em Operações de Garantia da Lei e Ordem (GLO). “O Exército trabalha com tropas diferentes ano a ano, os militares que estão disponíveis hoje não atuaram ano passado, por isso a necessidade de fazer a simulação”, complementou.

A queima controlada de vegetação seca já estava programada no calendário de ações do Manejo Integrado do Fogo do Naturatins, como estratégia para minimizar a quantidade de matéria combustível e, assim, evitar riscos de incêndios nos meses mais quentes e secos.

Alerta

Como se trata de uma ação controlada, o Comitê do Fogo alerta a população da região para que, durante o treinamento, não acione serviços de emergência para relatar eventuais ocorrências no Morro do Limpão.

Fonte: Corpo de Bombeiros

ATENÇÃO!
Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.