Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Tocantins Inicia Vazio Sanitário Da Soja Sequeiro Dia 1º De Julho

Data do post: 30/06/2021 16:05:06 Imprimir -  Compartilhar

AdapecPelos próximos 92 dias os sojicultores estão proibidos de manterem plantas vivas de soja no campo.

Começa na quinta-feira, 1º de julho e segue até 30 de setembro, em todo o Tocantins, o período do vazio sanitário da soja, onde fica proibido o plantio e a manutenção de plantas vivas da oleaginosa em lavouras de sequeiro. A medida é uma forma de prevenção e controle da ferrugem asiática, principal praga que ataca a cultura.

O responsável técnico pelo Programa Estadual de Controle da Ferrugem Asiática da Soja da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Cleovan Barbosa, disse que durante o período do vazio sanitário, a Agência realizará o monitoramento e a fiscalização no campo para garantir que não haja plantas vivas de soja dentro do período proibitivo, e alertou: “É de responsabilidade dos produtores ou ocupantes da área, a eliminação de todas as plantas de soja voluntárias ou não, por meio de controle químico ou mecânico”, explicou Cleovan, acrescentando que, o produtor que for notificado pela Agência, por manter a plantação de soja ou que não eliminar as plantas voluntárias estará sujeito a sanções previstas em lei.

O presidente da Adapec, Paulo Lima, ressaltou a importância do vazio sanitário na prevenção e controle da ferrugem asiática no Tocantins. “A nossa produção de grãos vem crescendo a cada ano, e a soja é nosso carro chefe, por isso, este período do vazio sanitário é essencial para mantermos o controle da ferrugem asiática, e os sojicultores já conscientes de suas responsabilidades no agronegócio são nossos parceiros para atender as exigências,” destacou o presidente. 

Plantio nas várzeas tropicais

De acordo com a legislação, fica autorizado durante o período proibitivo do vazio sanitário, apenas o cultivo excepcional de soja para fins de pesquisa e produção de soja sementes para uso próprio nas Planícies Tropicais, sob sistema de subirrigação, que compreendem os municípios de Lagoa da Confusão, Dueré, Pium, Santa Rita, Formoso do Araguaia e Cristalândia.

Dados

Na safra 2020/2021 foram cadastradas junto à Adapec, 1.701 propriedades com cultivo de soja e segundo dados da Conab foram cultivadas no Tocantins uma área de 1,049 (um milhão e quarenta e nove mil) hectares de soja.

Ferrugem Asiática da Soja

É a principal praga que acomete a oleaginosa, causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi. Ela dissemina rapidamente entre as plantações através do vento. Os maiores prejuízos causados é a redução da produtividade, já que causa desfolha precoce nas plantas, impedindo que os grãos de soja se formem completamente. O vazio sanitário é uma importante forma de prevenção da praga.

 

Fonte: Adapec