Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
rhana_ar_condicionado_1015x150_gif

Tocantins Inicia Vazio Sanitário Da Soja Sequeiro Dia 1º De Julho

Data do post: 30/06/2021 16:05:06 Imprimir -  Compartilhar

AdapecPelos próximos 92 dias os sojicultores estão proibidos de manterem plantas vivas de soja no campo.

Começa na quinta-feira, 1º de julho e segue até 30 de setembro, em todo o Tocantins, o período do vazio sanitário da soja, onde fica proibido o plantio e a manutenção de plantas vivas da oleaginosa em lavouras de sequeiro. A medida é uma forma de prevenção e controle da ferrugem asiática, principal praga que ataca a cultura.

O responsável técnico pelo Programa Estadual de Controle da Ferrugem Asiática da Soja da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Cleovan Barbosa, disse que durante o período do vazio sanitário, a Agência realizará o monitoramento e a fiscalização no campo para garantir que não haja plantas vivas de soja dentro do período proibitivo, e alertou: “É de responsabilidade dos produtores ou ocupantes da área, a eliminação de todas as plantas de soja voluntárias ou não, por meio de controle químico ou mecânico”, explicou Cleovan, acrescentando que, o produtor que for notificado pela Agência, por manter a plantação de soja ou que não eliminar as plantas voluntárias estará sujeito a sanções previstas em lei.

O presidente da Adapec, Paulo Lima, ressaltou a importância do vazio sanitário na prevenção e controle da ferrugem asiática no Tocantins. “A nossa produção de grãos vem crescendo a cada ano, e a soja é nosso carro chefe, por isso, este período do vazio sanitário é essencial para mantermos o controle da ferrugem asiática, e os sojicultores já conscientes de suas responsabilidades no agronegócio são nossos parceiros para atender as exigências,” destacou o presidente. 

Plantio nas várzeas tropicais

De acordo com a legislação, fica autorizado durante o período proibitivo do vazio sanitário, apenas o cultivo excepcional de soja para fins de pesquisa e produção de soja sementes para uso próprio nas Planícies Tropicais, sob sistema de subirrigação, que compreendem os municípios de Lagoa da Confusão, Dueré, Pium, Santa Rita, Formoso do Araguaia e Cristalândia.

Dados

Na safra 2020/2021 foram cadastradas junto à Adapec, 1.701 propriedades com cultivo de soja e segundo dados da Conab foram cultivadas no Tocantins uma área de 1,049 (um milhão e quarenta e nove mil) hectares de soja.

Ferrugem Asiática da Soja

É a principal praga que acomete a oleaginosa, causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi. Ela dissemina rapidamente entre as plantações através do vento. Os maiores prejuízos causados é a redução da produtividade, já que causa desfolha precoce nas plantas, impedindo que os grãos de soja se formem completamente. O vazio sanitário é uma importante forma de prevenção da praga.

 

Fonte: Adapec

ATENÇÃO!
Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.