Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
rhana_ar_condicionado_1015x150_gif

Tocantins Supera Média Nacional Com 69,97% De Atualizações No Cadastro Único

Data do post: 29/06/2021 16:56:24 Imprimir -  Compartilhar

Governo do TocantinsO Governo do Tocantins orienta, capacita e acompanha as gestões municipais do Cadastro Único, atualizando e repassando as informações para os beneficiários. 

Em 2021, o Tocantins superou a média nacional de atualização do Cadastro Único, com a marca de 69,97% de atualizações cadastrais, média atingida graças ao trabalho de orientação, capacitação e acompanhamento  desenvolvido pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), em parceria com o Ministério da Cidadania, junto às gestões dos 139 municípios do Estado. Além de qualificar os profissionais dos municípios para desenvolver as políticas públicas, o Governo ainda repassa as informações atualizadas para os beneficiários.

Trabalho da Setas

“Mesmo enfrentando uma pandemia, em 2020 e 202,1 buscamos dar suporte com capacitações, orientações e acompanhamento, às gestões municipais, para realizem uma boa administração, melhorem os índices de gestão descentralizada (IGD) e dessa forma obtenham mais recursos para gestão dos programas sociais”, explicou o secretário da Setas, José Messias de Araújo.

A coordenadora do Cadastro Único e Programa Bolsa Família, de Gurupi, Daiane Carneiro, participa constantemente das capacitações promovidas pelo Governo do Tocantins, por meio da Setas, e afirmou.

“Com a orientação do Ministério da Cidadania, a Setas nos acompanhou nessa situação e a gente não deixou de atender e acolher as famílias vulneráveis, em nenhum momento.  De diversas formas, cada município identificou como suas equipes poderiam trabalhar para não deixar as famílias desamparadas, e as orientou  para as atualizações cadastrais, para que tenham acesso aos benefícios sociais, como o programa Bolsa Família, o auxílio emergencial, entre outros. “Houve muita procura , nos municípios, para o acesso ao auxílio emergencial, e tivemos muita troca de informação com a Setas, que nos ajudou a orientar as pessoas sobre a atualização do cadastro e acesso aos serviços sociais” afirmou a coordenadora.

A taxa média de atualização cadastral Nacional (TAC) é de 66,61%. 

Gestão do Cadastro Único

 “Por meio das atualizações do Cadastro Único, no Tocantins, em 2021, foram identificadas 298 mil e 164 famílias em situação de pobreza e extrema pobreza”. Famílias com até meio salário mínimo no Estado: 227.469 famílias e o número de famílias, com até meio salário mínimo, com cadastro atualizado chega a 159. 158 famílias, informa a técnica da Gestão Estadual do PBF, Régina Mercês.

Diversos programas e benefícios sociais do Governo Federal utilizam o Cadastro Único como base para seleção das famílias: entre eles, programas habitacionais e Bolsa Família. Neste mês de junho, 122 mil e 73 famílias, inscritas no Cadastro Único, recebem o benefício “Bolsa Família”, informa.

Cadastro Único

É a porta de acesso aos programas e benefícios sociais, tais como o Bolsa Família e programas habitacionais, dentre outros.

É por meio do Cadastro Único que são identificadas e caracterizadas as famílias de baixa renda, permitindo que o Governo conheça melhor a realidade socioeconômica dessa população. Nele são registradas informações como: características da residência, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outras.

Quem deve estar inscrito no Cadastro Único

Devem estar cadastradas as famílias de baixa renda: Que ganham até meio salário mínimo por pessoa; ou que ganham até três salários mínimos de renda mensal total.

Como se inscrever no Cadastro Único:

O município promove visitas domiciliares às famílias de baixa renda periodicamente para efetuar o cadastramento. Mas a família que se enquadra nas rendas acima e ainda não está inscrita no Cadastro Único, pode procurar um CRAS – Centro de Referência em Assistência Social no município e solicitar o cadastramento.

Importante: Após o cadastramento da família, é importante manter os dados sempre atualizados.

Fonte: Governo do Tocantins

ATENÇÃO!
Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.