Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Tocantins Supera Média Nacional Com 69,97% De Atualizações No Cadastro Único

Data do post: 29/06/2021 16:56:24 Imprimir -  Compartilhar

Governo do TocantinsO Governo do Tocantins orienta, capacita e acompanha as gestões municipais do Cadastro Único, atualizando e repassando as informações para os beneficiários. 

Em 2021, o Tocantins superou a média nacional de atualização do Cadastro Único, com a marca de 69,97% de atualizações cadastrais, média atingida graças ao trabalho de orientação, capacitação e acompanhamento  desenvolvido pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), em parceria com o Ministério da Cidadania, junto às gestões dos 139 municípios do Estado. Além de qualificar os profissionais dos municípios para desenvolver as políticas públicas, o Governo ainda repassa as informações atualizadas para os beneficiários.

Trabalho da Setas

“Mesmo enfrentando uma pandemia, em 2020 e 202,1 buscamos dar suporte com capacitações, orientações e acompanhamento, às gestões municipais, para realizem uma boa administração, melhorem os índices de gestão descentralizada (IGD) e dessa forma obtenham mais recursos para gestão dos programas sociais”, explicou o secretário da Setas, José Messias de Araújo.

A coordenadora do Cadastro Único e Programa Bolsa Família, de Gurupi, Daiane Carneiro, participa constantemente das capacitações promovidas pelo Governo do Tocantins, por meio da Setas, e afirmou.

“Com a orientação do Ministério da Cidadania, a Setas nos acompanhou nessa situação e a gente não deixou de atender e acolher as famílias vulneráveis, em nenhum momento.  De diversas formas, cada município identificou como suas equipes poderiam trabalhar para não deixar as famílias desamparadas, e as orientou  para as atualizações cadastrais, para que tenham acesso aos benefícios sociais, como o programa Bolsa Família, o auxílio emergencial, entre outros. “Houve muita procura , nos municípios, para o acesso ao auxílio emergencial, e tivemos muita troca de informação com a Setas, que nos ajudou a orientar as pessoas sobre a atualização do cadastro e acesso aos serviços sociais” afirmou a coordenadora.

A taxa média de atualização cadastral Nacional (TAC) é de 66,61%. 

Gestão do Cadastro Único

 “Por meio das atualizações do Cadastro Único, no Tocantins, em 2021, foram identificadas 298 mil e 164 famílias em situação de pobreza e extrema pobreza”. Famílias com até meio salário mínimo no Estado: 227.469 famílias e o número de famílias, com até meio salário mínimo, com cadastro atualizado chega a 159. 158 famílias, informa a técnica da Gestão Estadual do PBF, Régina Mercês.

Diversos programas e benefícios sociais do Governo Federal utilizam o Cadastro Único como base para seleção das famílias: entre eles, programas habitacionais e Bolsa Família. Neste mês de junho, 122 mil e 73 famílias, inscritas no Cadastro Único, recebem o benefício “Bolsa Família”, informa.

Cadastro Único

É a porta de acesso aos programas e benefícios sociais, tais como o Bolsa Família e programas habitacionais, dentre outros.

É por meio do Cadastro Único que são identificadas e caracterizadas as famílias de baixa renda, permitindo que o Governo conheça melhor a realidade socioeconômica dessa população. Nele são registradas informações como: características da residência, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outras.

Quem deve estar inscrito no Cadastro Único

Devem estar cadastradas as famílias de baixa renda: Que ganham até meio salário mínimo por pessoa; ou que ganham até três salários mínimos de renda mensal total.

Como se inscrever no Cadastro Único:

O município promove visitas domiciliares às famílias de baixa renda periodicamente para efetuar o cadastramento. Mas a família que se enquadra nas rendas acima e ainda não está inscrita no Cadastro Único, pode procurar um CRAS – Centro de Referência em Assistência Social no município e solicitar o cadastramento.

Importante: Após o cadastramento da família, é importante manter os dados sempre atualizados.

Fonte: Governo do Tocantins