Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
rhana_ar_condicionado_1015x150_gif

Agrotins 2021: Tocantins Oferece Certificação Para Agroindústrias Expandirem Comercialização De Produtos De Origem Animal

Data do post: 19/06/2021 01:51:20 Imprimir -  Compartilhar

AdapecO empresário tem a possibilidade de aderir aos selos SIE, SISBI, Artesanal e Arte.

O Tocantins tem se dedicado em colaborar com o crescimento das agroindústrias oferecendo diversas modalidades de adesão ao serviço de inspeção animal, de acordo com a capacidade de investimentos dos empresários. A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) disponibiliza os selos do Serviço de Inspeção Estadual (SIE), do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos e Insumos Agropecuários (Sisbi), Artesanal e o Arte.

As empresas já registradas em um serviço de inspeção animal oficial podem migrar para selos que têm expansão maior de comercialização. “Buscamos adequação para desburocratizar os serviços e  colaborar com a ascensão das empresas, geração de emprego e renda e alimentos seguros ao consumidor”, disse o presidente da Adapec, Paulo Lima.

O gerente de inspeção animal da Adapec, Antônio Caminha, explica que o primeiro passo é procurar a Agência e se informar sobre o processo de adesão, os selos disponíveis, tudo antes de iniciar a construção estrutural da empresa. “Estando bem informado é muito mais fácil o empresário atender as exigências e conseguir o registro para fornecer alimentos de qualidade com o apoio da nossa fiscalização”, destaca.

SIE

O Selo de Inspeção Estadual (SIE) possibilita que a empresa comercialize seus produtos em todos os municípios tocantinenses.

Selo Artesanal

Com exigências mais simples que o SIE, o selo artesanal é uma ótima opção para  os pequenos produtores rurais, principalmente aqueles que utilizam a própria matéria-prima na produção em em quantidade de até 300 litros de leite por dia. A produção poderá ser comercializada em todo o Estado.

Selo Arte

Lançado recentemente, pode ser concedido para produtos artesanais de receitas tradicionais, com mão-de-obra familiar e características culturais e regionais. Podendo ser produtos cárneos, lácteos, mel ou pescado. A vantagem é que pode ser comercializado em todo o país.

SISBI

O Sisbi tem equivalência federal, portanto o estabelecimento poderá enviar seus produtos para todo território nacional. As empresas que já possuem registro no SIE ou no Serviço de Inspeção Municipal (SIM) podem fazer a transição, atendendo às normas da legislação.

Programação Agrotins

Acompanhe nossas palestras no Campo do Conhecimento da Agrotins 2021 com os temas específicos para esta área: Processo de Registro e Fiscalização de Estabelecimentos de Produtos de Origem Animal e a Importância do selo de inspeção para produtos de origem animal.

Fonte: Adapec

ATENÇÃO!
Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.