Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Casa De Apoio Do Governo Do Tocantins Atende Mais De 5,5 Mil Pessoas, De Janeiro a Maio De 2021

Data do post: 16/06/2021 00:34:16 Imprimir -  Compartilhar

Setas-TOO atendimento é direcionado a pacientes de hospitais públicos, e acompanhantes, que moram no interior ou em estados vizinhos e estão em Palmas para tratamento de saúde.

 “Muito obrigada Governador por manter aberta a Casa de Apoio, não só por mim, mas, por todas as pessoas que necessitam de ajuda. Sei que Deus vai lhe abençoar e o senhor vai poder fazer cada vez mais pelos que necessitam” declarou Ivane Gonçalves que é moradora de Almas, distante 290 km da capital, Palmas; ela está hospedada na instituição para tratamento oncológico. “Aqui somos bem tratados, temos quatro refeições boas, e nos horários certinhos. Estou maravilhada com o atendimento e sinto que estou recebendo a cura”, afirmou.

Os agradecimentos que o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), recebe de pessoas beneficiadas com as políticas públicas direcionadas às famílias tocantinenses, ultrapassam as fronteiras do Estado; somente de janeiro a maio de 2021 já são mais de 5.500 pessoas atendidas na Casa de Apoio Vera Lúcia. Deste total,  17 vieram de outros estados. Nesse intervalo de tempo, foram fornecidas cerca de 10 mil refeições, entre almoços e jantares, aos hóspedes da Casa, sem contar com duas merendas adicionais diárias, ofertadas por parceiros e voluntários.

O atendimento é direcionado a pacientes de hospitais públicos, e seus acompanhantes, que moram no interior ou em estados vizinhos, e estão em Palmas para tratamento de saúde; os hóspedes são selecionados e encaminhados pelas assistentes sociais dos referidos hospitais.

São pessoas que não têm onde ficar, nem condições financeiras de pagar uma hospedagem, como o paciente de oncologia, Geneci Bertil da Silva. Ele veio de Ourilândia, município do estado do Pará e, junto com sua acompanhante, está há mais de um mês na Casa.  Não sabiam da existência da instituição, mas foram informados pela assistente social do hospital. “A pessoa quando está cuidando da saúde precisa de um lugar que a acolha, e o atendimento na Casa de Apoio é ótimo”, afirmou a acompanhante dele.

O secretário da Setas, José Messias de Araújo, destacou que a Casa de Apoio continuará amparando a todos que dela precisarem. “O Governo do Tocantins tem o olhar focado nesta instituição que recebe pessoas em tratamento de saúde ou que estejam acompanhando algum parente enfermo, e quase sempre não teria outro lugar para se hospedar. Este ano, demos continuidade aos trabalhos na Casa, mesmo enfrentando uma pandemia, porque sabemos que os tratamentos de saúde não podem esperar. Somente entre os meses de janeiro a maio a instituição já atendeu 5.581 pessoas. Muitas delas vieram de outros estados; isso demonstra a importância deste acolhimento que já recebeu, também, pessoas de outros países, ultrapassando as fronteiras do Brasil”, enfatizou.

Casa de Apoio Vera Lúcia

Localizada a cerca de 200 metros do Hospital Geral de Palmas (HGP), a Casa de Apoio é gerida pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Setas). A Casa tem uma estrutura física composta de mais de 120 leitos equipados com beliches e aparelhos de ar condicionado, cozinha, brinquedoteca, sala interdisciplinar, parquinho, área de convivência social e capela, proporcionando, gratuitamente, hospedagem com conforto e segurança aos acompanhantes e pacientes internados nos hospitais públicos de Palmas.

Orientação

A Casa de Apoio promove também orientação psicológica qualificada, pedagógica, assistência social e um cronograma diversificado de atividades, como realização de palestras, atividades religiosas, contação de histórias e até minicursos de crochê e bombons artesanais, como um meio de oportunizar qualificação aos internos durante o tempo de hospedagem.

Doações

A instituição também recebe o apoio de parceiros e voluntários, da iniciativa privada, com doações e ações voluntárias de amparo emocional e espiritual para seus hóspedes. Algumas das necessidades constantes dos usuários são roupas, calçados fechados (exigência dos hospitais), itens de higiene pessoal, e alimentação complementar.

Os interessados em se tornarem parceiros e contribuir com a doação para a Casa podem entrar em contato pelo telefone (63) 3218-2465.

Cuidados intensificados

Devido à pandemia da Covid-19, em 2020 e 2021, os cuidados, para continuar recebendo os pacientes e seus acompanhantes, foram intensificados na Casa de Apoio, com os esforços contínuos das equipes da instituição, juntamente com parceiros voluntários e hóspedes, com objetivo de dar continuidade aos tratamentos de saúde.

A gerente da instituição, Elisângela Sardinha, informa que os protocolos de higiene e distanciamento estão sendo seguidos. “O Governo do Tocantins também providenciou todo o material necessário para os cuidados e a higiene, a fim de evitar contaminação de servidores e hóspedes”, informou. “Também informamos e orientamos os servidores sobre a necessidade de afastamento do trabalho e aos hóspedes sobre a troca de acompanhantes no caso de sentirem sintomas da doença, entre outros cuidados”, afirmou.

Fonte: Setas TO