Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Governo Do Tocantins Promove Reuniões On-line Sobre o Programa Criança Feliz

Data do post: 24/02/2021 14:16:10 Imprimir -  Compartilhar

Setas-TOO programa tem como foco a ampliação de cuidados na primeira infância.

Com o objetivo de fortalecer e apoiar o Programa Criança Feliz (PCF), o Governo do Tocantins, por meio da  Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) , realiza uma série de reuniões, on-line, com as equipes e gestores municipais do PFC.

O primeiro encontro foi realizado nesta terça-feira, 23, pelo aplicativo Google Meet. De acordo com a coordenadora estadual, Katilvania Guedes, os encontros têm objetivo de informar e orientar gestores, supervisores, visitadores e demais envolvidos no programa, sobre as agendas de trabalho recentes, e também sanar dúvidas relacionadas ao atendimento das equipes durante a pandemia.

“Os conteúdos,  abordados, foram selecionados de acordo com as demandas dos municípios e considerados prioritários, neste momento, pela equipe da Coordenação Estadual do PCF”, informou a coordenadora. E sugere que os participantes façam um estudo prévio e anotem pontos importantes dos materiais de apoio, de cada pauta, para que sejam discutidos durante a reunião. Para os supervisores, orienta que mobilizem os visitadores e demais envolvidos para que participem das atividades disponibilizando cronograma e links.

O secretário da Setas, José Messias  Araújo, ressaltou que o Governador Mauro Carlesse tem se empenhado para que o Estado atenda as necessidades da população tocantinense, com ênfase para as famílias vulneráveis. “O objetivo é oferecer informações necessárias aos novos gestores para que entendam a importância desta política pública para a população em geral, especialmente aqueles que estão em situação de vulnerabilidade social. Nossa equipe está pronta, preparada e a disposição para monitorar e orientar para que, lá na ponta, a sociedade seja assistida,  e que tenhamos êxito e resultados positivos na aproximação das crianças com suas famílias”. ressaltou o gestor.

 Criança Feliz

O programa foca no desenvolvimento integral das crianças brasileiras, principalmente as que se encontram em situação de vulnerabilidade social. O principal objetivo é assegurar, com estratégias de visitação familiar, as condições para que elas desenvolvam seus potenciais.

A visitação atende famílias com gestantes e/ou crianças de até três anos de idade; no caso de crianças em situação de extrema pobreza ou necessidades especiais, o apoio se estende até os seis anos de idade.

O PCF é uma iniciativa do Governo Federal, com gestão compartilhada com o Governo do Estado e municípios. No Tocantins o programa é coordenado pela Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) e municípios.

Cronograma de atividades

Fevereiro

Dia 23, das 9h às 11h. Webnário: “A Visita Domiciliar no Programa Criança Feliz”. Material de apoio: Manual do visitador: Um olhar sobre a Visita Domiciliar (pág. 12 a 32). 

Dia 25, das 9h às 11h, pauta: Elaboração do Plano de Ação. Material de apoio: Manual de gestão municipal do Programa Criança Feliz ( pág. 08 ).

Março

Dia 02 de marco, das 9h às 11h, pauta: “Preparação para a realização da visita domiciliar – estrutura das visitas domiciliares e formulários”. Material de apoio:  Guia para Visita Domiciliar (pág. (56 a 110) e Manual do visitador: Um olhar sobre a Visita Domiciliar (pág. 22 a 32)

Dia 04, das 9h às 11h, pauta: “Sistema e-PCF". Material de apoio: Manual de Instruções Sistema e-PCF

Dia 09, das 9h às 11h, pauta: Atribuições dos profissionais na equipe municipal e Capacitação da Equipe de Supervisores e Visitadores. Material de Apoio: Guia para Visita Domiciliar (pág. (19 a 23) e Manual de gestão municipal do Programa Criança Feliz (pág.18).

Dia 11, das 9h às 11h, pauta : “Sistema e-PCF". Matérial de apoio: Manual de Instruções Sistema e-PCF”

Dia 16, das 9h às 11h,  Discussão sobre as normativas: PORTARIA MC 2496/2018 e PORTARIA MC 574/2020.

Mais informações 

Para mais informações, entrar em contato canais de comunicação oficiais: criancafeliz.to@gmail.com ou pelo telefone:3218-1987, ou ainda pelo grupo de whatsapp de gestores e supervisores do PCF.

Fonte: Setas TO