TOCANTINÓPOLIS:
Facebook Youtube Twitter
Siga-nos:

Dorinha Articula Com o Senado Agilidade na Aprovação do Novo FUNDEB

Data do post: 31/07/2019 12:49:18 - Visualizações: (1661) Imprimir

Foto: Jaciara França  Relatora da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 15/2015 que trata da revisão do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), a deputada federal Professora Dorinha (Democratas/TO) trabalha para que a matéria seja votada ainda este ano na Câmara dos Deputados e no Senado.

Com o objetivo de agilizar o processo, a deputada Dorinha está construindo um acordo com o Senador Flávio Arns (Rede/PR), relator da PEC 65/2019 do Senado, que trata sobre o mesmo tema. Os parlamentares reuniram as equipes técnicas que trabalham em ambas as PEC’s para construir um texto para a PEC 15/15, que contemple as propostas já debatidas tanto pelos deputados quanto pelos senadores.

“A Câmara e o Senado, no processo de elaboração de ambas as PEC’s, realizaram diversas audiências públicas, com ampla participação da sociedade e possuem propostas consolidadas. Queremos que a PEC 15/15 seja aprovada na Câmara o mais breve possível e chegue ao Senado contemplando o que já vem sendo discutido pelos Senadores e, dessa forma, tenha uma tramitação ágil nas Comissões e no Plenário”, informou Dorinha.

A parlamentar ainda destacou que essa é uma construção inédita e agradeceu ao senador Flávio Arns por acreditar na proposta. “Agradeço ao Senador Flávio Arns, que se dispôs a integrar o trabalho, envolveu a equipe técnica e abraçou essa proposta inédita na qual as duas casas entendendo a relevância do tema para o país, trabalharão juntas na aprovação de uma PEC”, afirmou.

O senador Flávio Arns enfatizou a importância do trabalho em conjunto pelo bem da educação. “Estamos buscando convergência para o projeto do Fundeb que é essencial para a educação básica do Brasil, desde a creche até o ensino médio. Pretendemos fazer um esforço, um chamamento à sociedade para dizermos que esta é um PEC de todos nós, em defesa da educação básica”, afirmou.

Urgência na aprovação da PEC

O Fundeb foi criado em 2007 para ter vigência até 2020 e se tornou a principal fonte de financiamento da educação básica do país. A PEC 15/15 de autoria da deputada Raquel Muniz (PSD/MG) e com relatoria da deputada Dorinha, propõem tornar o Fundeb permanente e com novas regras de arrecadação e distribuição dos recursos. Com a proximidade do encerramento da vigência do Fundo, a aprovação da PEC se tornou urgente.

Fonte: Jaciara França - Assessoria de Comunicação

ATENÇÃO!
Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.