Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

PM e Prefeitura Adotam Providências Relativas à Possível Invasão Da Área Da Pharmakon Em Araguatins

Data do post: 04/11/2020 21:02:51 Imprimir -  Compartilhar

PM-TOA Polícia Militar reuniu com secretários municipais no próprio gabinete da prefeitura para tratar de uma possível invasão à propriedade municipal no antigo complexo industrial Pharmakon.   

Na manhã desta quarta-feira, 04, acompanhado de oficiais, o comandante do 9º Batalhão da PM (9º BPM) em Araguatins, tenente-coronel Valdemi Silva Reis, esteve reunido com dois secretários da Prefeitura Municipal, o chefe de gabinete, Josenildo Marques e o secretário de Relações Institucionais, Márcio Santana. O encontro realizado no gabinete da Prefeitura foi para tratar sobre a área do antigo complexo industrial Pharmakon, localizada na Rodovia TO-010, altura do km 6, em Araguatins a qual vem sendo alvo de ocupação ilegal por parte de grupo de invasores.

A reunião entre os representantes dos dois órgãos públicos teve como objetivo alinhar as medidas que serão adotadas pela Polícia Militar (PM) frente a retirada dos invasores, caso venha acontecer, a fim de gerar soluções plausível frente ao seu papel constitucional que é o de preservar a ordem pública.

O caso envolvendo a invasão da propriedade Pharmakon que atualmente pertence a Prefeitura Municipal, já se encontra na justiça, conforme decisão liminar expedida pela Vara Cível da Comarca de Araguatins onde versa sobre o Mandado de Manutenção de Posse.

A invasão ao terreno público municipal pode ser caso reincidente pois a Polícia Militar já esteve no local atendendo ocorrência onde mais de 15 pessoas demarcavam trechos da terra, e acabaram deixando a área após serem conscientizados pela PM do crime que estavam praticando. O Boletim de Ocorrência (BO) foi registrado por volta das 12h do dia 25 de outubro deste ano 2020. E a Policia Militar tomou conhecimento por meio de denúncia.  

Por parte da Policia Militar, requisitada para prestar apoio aos oficiais de Justiça, estará de conformidade aos parâmetros da lei, fazendo com que todas as medidas sejam adotadas a fim de preservar a ordem e assim cumprir os ditames legais. As ações policiais militares quanto a ocorrência dessa natureza é regida com base as diretrizes que tratam da reintegração de posse.

Durante o encontro tenente-coronel Reis destacou que a PM já vem planejando toda ação e está de prontidão para prestar o apoio necessário no cumprimento da determinação judicial. O comandante destacou ainda, que a PM, por meio da Agência Local de Inteligência (ALI) da Unidade, está acompanhando diversos áudios de grupos de WhatsApp, que circulam na cidade, onde integrantes se mobilizam para invadirem no dia das eleições, dia 15 deste, àquela propriedade. Tendo inclusive sendo identificado os possíveis invasores e as possíveis datas do fato criminoso.

O Tenente-coronel Reis enfatizou que a às vésperas, durante e depois das eleições, equipes operacionais e táticas da PM, entre elas, Companhia Independente de Operações Especiais (CIOE); Batalhão de Choque da Polícia Militar (BPCHOQUE); Força Tática (FT) e Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), além de outras, estarão atuando em Araguatins e toda a região. E serão empregadas na retirada ou até prisão dos possíveis invasores da propriedade pública, caso isso aconteça.

Já a Prefeitura, por meio de seus secretários representantes, destacou que o que compete ao órgão, todas as providências já estão sendo tomadas por meio de sua assessoria jurídica municipal. 

Fonte: PM-TO