Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Tocantinópolis Registra Seu Primeiro Caso de Coronavírus Entre os Indígenas da Etnia Apinajé

Data do post: 27/08/2020 01:07:47 Imprimir -  Compartilhar

Imagem do Site Tocnoticias.com.brSomente neste mês de Agosto os casos notificados já somam 759 com 223 novos casos, os óbitos por Covid neste mesmo mês somam 04 e para abalar mais ainda, eis que surgiu o primeiro caso dentre os indígenas da etnia Apinajé.

Até agora neste mês de Agosto cerca de 223 novos casos foram identificados pelo Centro de Triagem, UPA e Unidades Básicas de Saúde.  Sendo que nesta quarta-feira (26), identificaram o primeiro caso entre os índios apinajé´s, sendo esta uma indígena moradora da Aldeia São José que está isolada numa casa na cidade.

O anúncio foi feito pelo Secretário de Saúde Jair Aguiar, que usando das redes sociais informou o seguinte: “Registramos hoje (26/08), o primeiro caso de COVID-19 entre os indígenas da etnia Apinajé. Trata-se de uma jovem de 22 anos que estuda em Araguaína e ao retornar para Tocantinópolis com sintomas, ficou em isolamento domiciliar (na cidade) e testou positivo para a COVID-19.”

Segundo o secretário, aconteceu uma reunião com representantes da Prefeitura, Secretaria Municipal de Saúde, Departamento de Saúde Indígena - DSEI (Pólo de Tocantinópolis) e lideranças indígenas.

A reunião aconteceu na tarde desta quarta-feira (26), para tratar do assunto e deliberar sobre as ações que objetivam impedir o avanço do Coronavírus nas Aldeias.

Foto ReproduçãoTocantinópolis era a única cidade que ainda não apresentava casos da doença entre os indígenas. Vale ressaltar que o município recebeu até agora para combater o Coronavírus nada menos que R$ 3.035.977,00 (Três milhões, trinta e cinco mil, novecentos e setenta e sete reais), somente do Governo Federal, mais existem ainda outros valores oriundos de repasses de deputados federais, estaduais e senadores. No total o valor pode chegar a R$ 5 Milhões de reais.

Até o fechamento desta, o maior combate que já foi feito pela gestão com essa dinheirama toda que recebeu foi colocar duas barreiras sanitárias em duas entradas e saídas da cidade, sendo estas na Beira Rio, e Rodovia TO-126 na saída/entrada do Bairro Alto Bonito, deixando duas outras saídas ou entradas livres, uma delas é a que leva à cidade de Maurilândia do Tocantins na mesma TO-126 e na Rodovia TO-210  no setor Rodagem.

Casos Ativos

Os setores da cidade que possuem casos ativos são os seguintes:

Centro: 31

Alto Bonito: 10

Vila Matilde: 10

Vila Antonio Pereira: 08

Alto da Boa Vista I: 06

Alto da Boa Vista II: 06

Setor Dergo: 05

Beira Rio: 04

Povoado Ribeirãozinho: 03

Rodagem: 02

Vila Tibério Azevedo: 02

Setor Aeroporto: 02

Setor Sol Nascente: 02

Povoado Olho D`água: 02

Vila Santa Rita: 01

Vila Padre Cesare Lelli: 01

Povoado Pedro Isaias: 01

Aldeia São José: 01

Fonte: Redação do Tocnoticias