TOCANTINÓPOLIS
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

Mais De 360 Atuações Coletivas Pela Garantia Dos Direitos De Assistidos Na Pandemia

Data do post: 06/08/2020 15:51:03 - Visualizações: (282) Imprimir

Defensoria Pública-TOO dia a dia de algumas pessoas é muito difícil pela luta diária para ter acesso a direitos básicos, como saúde, moradia e educação pública de qualidade. No Tocantins, a Defensoria Pública do Estado (DPE-TO) tem atuado diariamente para que as pessoas assistidas tenham a garantia desses e de outros direitos, o que está registrado em números: desde o início da pandemia do novo coronavírus (março/2020), até agora, já foram mais de 360 atuações coletivas promovidas pelos Núcleos Especializados da Instituição. São atuações que atendem grandes grupos de pessoas, ampliando, dessa forma, o acesso à justiça em todo o Estado.

Entre as atuações coletivas da Defensoria Pública no período da pandemia, até agora, estão ações, recomendações, vistorias e outras iniciativas, judiciais e extrajudiciais, que visam à garantia de direitos, a exemplo de atuações relacionadas à manutenção de transportes públicos entre municípios, pelo atendimento em saúde de forma ordenada, pelo não isolamento de povos tradicionais, como indígenas e remanescentes de quilombolas, entre outras diretamente relacionadas ao enfrentamento ao novo coronavírus.

A ampliação de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) em hospitais de Araguaína, no Norte do estado, região de maior demanda de pacientes com covid-19, é uma das atuações a serem destacadas, assim como a atuação diária do Núcleo Especializado em Defesa da Saúde (Nusa) e de defensores e defensoras em todas as comarcas do Estado em acompanhamento da situação e na promoção de acordos extrajudiciais a fim de garantir agilidade no atendimento em saúde.

A área da saúde é a que mais tem demandando atuação devido à pandemia, mas os demais Núcleos também atuam pela garantia dos direitos dos que necessitam. Na Capital, por atuação do Núcleo Especializado em Defesa dos Direitos do Consumidor (Nudecon), o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros do SIT-Palmas (Seturb) e as empresas de transporte coletivo tiveram que restabelecer a circulação da frota de ônibus coletivo, especialmente nos horários de pico. O Nudecon argumentou, entre outros pontos, que os usuários do sistema de transporte público estavam enfrentando inúmeros problemas, dentre eles a superlotação dos veículos, em decorrência da redução de ônibus.

A Defensoria Pública também atuou, por meio do Núcleo Especializado em Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem), para o acesso de acompanhantes a gestantes durante o parto nos hospitais públicos do estado; para a implantação do aluguel social para venezuelanos refugiados em Araguaína, em atuação do Núcleo Aplicado das Minorias e Ações Coletivas (Nuamac) no Município; pela garantia dos direitos e contra a discriminação às pessoas diagnosticadas com covid-19, em atuação do Núcleo em Defesa dos Direitos Humanos (NDDH),  entre outras iniciativas.

Na educação em direitos e pela informação das pessoas assistidas, o Núcleo do Tribunal do Júri (Nujuri) realizou um estudo para orientar sobre o direito ao auxilio emergencial. Uma transmissão ao vivo pela internet e a divulgação de conteúdo informativo nas redes sociais foram as ações do Núcleo que chegaram às pessoas hipossuficientes.

Extrajudicial

A fim de evitar a judicialização e tentar buscar acordo ágil e que garanta direitos, centenas de recomendações foram expedidas pelos Núcleos da Defensoria para que órgãos competentes cumprissem com suas obrigações legais.

Uma delas é a recomendação expedida pelo Nuamac Palmas para que a Prefeitura permitisse aos mototaxistas credenciados que prestassem serviços de entrega de encomendas, mercadorias e serviços comunitários de rua, enquanto perdurar o estado de calamidade. A recomendação foi aceita, o que promoveu oportunidade de renda a centenas desses profissionais.

Destaca-se, ainda, as atuações em conjunto entre os Núcleos, que reforçam a atuação coletiva e fortalecem a Defensoria em sua missão institucional.

 

Fonte: Defensoria Pública-TO

ATENÇÃO!
Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.