Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Governo do Tocantins, Por Meio Do Projeto Foco No Fogo, Leva Informações Sobre Educação Ambiental Pelo Interior Do Estado

Data do post: 04/08/2020 17:06:19 Imprimir -  Compartilhar

Governo do TocantinsO projeto Foco no Fogo segue, nesta semana, com as ações de visitação às propriedades rurais dos municípios de Ponte Alta do Tocantins, Pium, Guaraí e Pedro Afonso, levando orientações sobre educação ambiental, prevenção, controle e combate às queimadas. A execução do projeto vem sendo realizada pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), em parceria com o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e a Defesa Civil, que compõem o Comitê do Fogo do Estado do Tocantins.

A Diretoria de Desenvolvimento Sustentável (DDS) da Semarh tem coordenado a logística das visitas e, segundo a diretora do departamento, Karynne Sotero, todo o trabalho desempenhado pelos envolvidos até agora tem sido satisfatório. “Estamos conseguindo alcançar o nosso objetivo que é de levar informações para a maior quantidade de pessoas e, nessas duas primeiras semanas em que estamos na estrada percorrendo as propriedades rurais, já percebemos que esse trabalho de educação ambiental e esclarecimento de dúvidas sobre as queimadas é necessário para conseguirmos diminuir cada vez mais os focos de incêndios”, frisa.

O planejamento das propriedades que recebem a visita das equipes se baseou no levantamento de dados realizado pela Semarh em parceria com o Centro de Monitoramento e Manejo do Fogo (Cemaf), da Universidade Federal do Tocantins (UFT), câmpus de Gurupi, com base nas informações do Cadastro Ambiental Rural (CAR). Os imóveis rurais que recebem as orientações do projeto Foco no Fogo foram identificados com altos índices de queimadas nos últimos três anos. Com base nessas informações, está sendo possível chegar a essas propriedades com mais agilidade.

O lavrador José Cavalcante de Paula, morador da cidade de Miranorte, já recebeu a equipe do projeto Foco no Fogo e destaca a importância dos informativos recebidos. “Com essas orientações que eu e minha família podemos ouvir da equipe, entendemos um pouco mais sobre os riscos que uma simples queima de folhas secas no quintal pode representar para os nossos vizinhos e o meio ambiente”.

O projeto Foco no Fogo também já percorreu propriedades rurais do município de Paraíso do Tocantins levando orientações para os moradores da localidade. "Essa ação é de grande valia para a população, pois vai informar sobre as queimadas que atingem a nossa cidade, principalmente sobre o respeito de não queimar nesta época do ano, que é tão crítica. Já é a segunda vez que recebemos o apoio do Governo Estadual, por meio da Semarh e da Defesa Civil, e essa preocupação dos gestores nos deixa mais confiantes para orientar sobre os incêndios”, ressalta o engenheiro ambiental e servidor da prefeitura, Thales Delano.

As propriedades rurais visitadas recebem, dentre outros informativos, uma cartilha que traz as definições dos termos que vão auxiliar no entendimento da população quanto ao uso do fogo. Um dos esclarecimentos trata do Manejo Integrado do Fogo (MIF), que é um modelo de planejamento e gestão que associa aspectos ecológicos, culturais, socioeconômicos e técnicos na execução, na integração, no monitoramento, na avaliação e na adaptação de ações relacionadas com o uso de queimas prescritas, controladas, a prevenção e o combate aos incêndios florestais, respeitados os usos tradicional e adaptativo do fogo.

Em Miracema, as equipes também distribuíram as cartilhas nas propriedades visitadas. "Precisamos muito da conscientização do pessoal que mora por aqui; a gente que tem criança em casa sofre muito quando queima perto da nossa casa e a fumaça chega até aqui. Quando todos entenderem que uma simples fagulha que o vento leva a um lugar mais seco já pode causar um incêndio, talvez teremos menos queimadas na nossa região", frisou o agricultor Abimael de Andrade Azevedo.

WhatsApp Ambiental

As equipes ainda repassam, aos moradores da zona rural, as funcionalidades do WhatsApp Ambiental, que é mais um canal de comunicação com a Semarh e as demais instituições ligadas às temáticas ambientais, para tornar o contato mais simplificado. Por meio do número (63) 99988-0030, a população pode tirar dúvidas sobre queimadas e receber, pela linha de transmissão, os Boletins Diários que informam sobre as variáveis meteorológicas de cada região do Estado. Os moradores são instruídos a se cadastrar enviando nome completo, cidade em que residem e o número de telefone WhatsApp para o e-mail meioambiente@secom.to.gov.br, ou no próprio WhatsApp Ambiental. Todas as visitas seguem as orientações sanitárias do Governo do Tocantins, com o uso de máscaras e álcool em gel a fim de evitar a propagação do novo Coronavírus.

CAR

O CAR é um registro eletrônico de propriedades e posses rurais, com o objetivo de promover a identificação e a integração das informações ambientais das propriedades e posses rurais, visando o planejamento ambiental, o monitoramento, o combate ao desmatamento e a regularização ambiental. O Governo do Tocantins, por meio da Semarh, assumiu o compromisso de realizar a gestão da inscrição no CAR e, durante as ações do projeto Foco no Fogo, os proprietários estão recebendo orientações sobre a realização e a atualização no CAR. Além da gestão desse sistema, a Semarh esclarece dúvidas quanto ao cadastro e realiza o CAR gratuitamente para pequenos proprietários (até 320 hectares).

 

Fonte: Governo do Tocantins