Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Reeducandos Da Região Operacional V Recebem Curso De Fabricação De Blocos e Artefatos De Concreto

Data do post: 23/07/2020 15:38:32 Imprimir -  Compartilhar

Secretaria de Segurança Pública-TOPromover a reinserção social de pessoas privadas de liberdade, por meio do trabalho e da capacitação profissional, é um dos objetivos da execução da pena. Diante disso, custodiados da Região Operacional V do Sistema Penitenciário e Prisional do Tocantins participaram da aula inaugural do curso de fabricação de blocos e artefatos de concreto, realizada na terça-feira, 21, na Casa de Prisão Provisória (CPP) de Dianópolis. A ação integra o conjunto de projetos do Programa Novo Tempo, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju).

Com carga horária de 160 horas/aula, o curso de fabricação de blocos e artefatos de concreto contará com aulas práticas e teóricas para pessoas privadas de liberdade das Cadeias Públicas de Natividade, Paranã, Taguatinga, Arraias, Palmeirópolis e CPP de Dianópolis. As atividades do curso ocorrerão, de segunda a sábado, nas unidades penais da Região Operacional, obedecendo aos protocolos de prevenção à transmissão da Covid-19.

Para o diretor da CPP de Dianópolis, Mykael Nascimento Gonçalves, a capacitação visa proporcionar aos reclusos melhores condições de readaptação social, preparando-os para o retorno à vida em liberdade de maneira mais apropriada, conhecendo e aprimorando valores de interesse comum. “O trabalho representa um papel muito importante para a construção da ressocialização do reeducando. Além de tudo, traz inúmeros benefícios como: transformação de tempo ocioso em crescimento profissional e pessoal, fazendo com que o apenado adquira uma profissão”, finalizou.

Entre os reeducandos que participaram da aula inaugural estava A.B.B., que falou sobre as expectativas de recomeçar a vida fora do cárcere com a profissionalização. “Fico muito feliz com a oportunidade de me capacitar profissionalmente mesmo recluso.  Eu sinto que esse conhecimento será a porta para mudança de minha vida, vou aproveitar o máximo de conhecimento e fazer a diferença quando retornar para a sociedade", afirmou.

O gerente de Reintegração Social, Trabalho e Renda do Preso e Egresso da Seciju, Leandro Bezerra de Sousa, esclareceu que o curso faz parte do Programa Nacional de Capacitação e Implantação de Oficinas Permanentes (Procap). “Houve a contratação de empresa especializada para executar os cursos e essa atividade de formação em Dianópolis está sendo possível graças aos parceiros locais, ao Ministério Público e ao Poder Judiciário por meio da Vara de Execução Penal, bem como a ação integrada dos servidores do Sistema Penal para o alcance do objeto principal da pena que é a ressocialização”, enfatizou.

O superintendente de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional da Seciju, Orleanes Souza, afirmou que a expectativa é de que reeducandos de diversas unidades prisionais do Estado sejam capacitados pelo projeto. “Com as ações que integram o Programa Novo Tempo, nossa meta é oferecer educação profissional, trabalho e renda para a pessoa privada de liberdade com a finalidade de reinserção social. Contamos também com parcerias entre as empresas privadas, para que olhem para dentro das unidades prisionais como sendo um lugar com mão de obra para o trabalho”, pontuou.

Fonte: Secretaria de Segurança Pública-TO