Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Secretário De Saúde do Estado Aprova Iniciativa de Retorno Gradativo De Atividades No Judiciário

Data do post: 15/07/2020 17:04:34 Imprimir -  Compartilhar

Tribunal de Justiça-TOEm reunião no fim da manhã desta terça-feira (14/7), o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO), desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, e a presidente da Comissão de Saúde, desembargadora Etelvina Maria Felipe Sampaio, ouviram a avaliação técnica do secretário Estadual de Saúde, Luiz Edgar Leão Tolini, sobre o retorno presencial ao trabalho no âmbito do Judiciário tocantinense. “Esse retorno gradativo é prudente, mas sempre observando todas as medidas de segurança”, afirmou Tolini.

A retomada das atividades presenciais iniciou nesta última segunda-feira, 13 de julho, com apenas 25% dos servidores. Em meio às notícias sobre o aumento no número de casos da Covid-19 no Tocantins a Presidência do TJTO solicitou a reunião para verificar se a situação era um risco para a volta ao trabalho no Tribunal e nos fóruns. “O nosso plano foi elaborado observando rigorosamente todas as medidas de segurança e de prevenção ao novo Coronavírus, focando sempre na proteção dos integrantes da Justiça e também da sociedade”, explicou o desembargador Maia Neto. 

O secretário explicou que a situação da pandemia ainda requer cuidado rigoroso e atenção de todos. Atualmente a média é de dois óbitos da doença por dia no Estado. “Não podemos parar ainda. Quanto tempo demora? Ainda não sabemos. Estamos vivendo uma coisa que não conhecemos, então todos os dias é um novo desafio. Mas não temos, por exemplo, ações judiciais sobre a requisição de leitos de UTI e isso é um bom sinal”, ressaltou tranquilizando que se as medidas de segurança forem tomadas o retorno das atividades é o indicado.   

A reunião também foi acompanhada pela médica e coordenadora do Espaço Saúde do Tribunal Elaine Ferreira, que falou sobre a política adotada para o plano de retorno do Judiciário. “Tudo está sendo feito com muita cautela, observando todas as medidas de prevenção, como sanitização, uso do álcool em gel, medição de temperatura, distanciamento, sempre reforçando que isso requer uma reeducação, autorresponsabilidade, um cuidando do outro. Além disso, estamos, por meio de pesquisa, mapeando os magistrados e servidores que já tiveram a doença”, explicou. 

Também participaram da reunião a juíza Odete Batista Dias Almeida, presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Tocantins (Asmeto); a servidora Luana Gonçalves Rodrigues, presidente do Sindicato dos Oficiais de Justiça do Estado do Tocantins (Sindojus-TO); Glacielle Torquato, chefe de gabinete da Presidência do TJTO; o médico infectologista Rafael Albuquerque e Valdeci Júnior, superintendente jurídico da Secretaria Estadual da Saúde.

A reunião foi presencial, mas observou todas as medidas de segurança, integrantes usando máscara, álcool em gel e intercalados nos assentos à mesa.

Fonte: Tribunal de Justiça-TO