TOCANTINÓPOLIS
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

FUNDEB Será Votado Nos Dias 20 e 21, Foco é Qualidade Do Ensino e Valorização Dos Profissionais Da Educação

Data do post: 14/07/2020 17:27:33 - Visualizações: (327) Imprimir

Deputada Professora DorinhaO Colégio de Líderes, que reúne  representantes da maioria, da minoria, dos partidos, dos blocos parlamentares e do Governo na Câmara dos Deputados acaba de decidir que o FUNDEB será votado na próxima semana, durante os dias 20 e 21.  A  deputada professora Dorinha está em Brasília para articular a aprovação de um novo modelo para o principal fundo de financiamento da Educação Básica no Brasil. “Essa semana apresento o relatório aos partidos que tiverem  interesse e coloco o parecer a disposição do novo Ministro da Educação”, pontuou.

Relatora da PEC 15/15, a parlamentar está otimista  por transformações voltadas a qualidade do ensino, justiça na distribuição dos recursos e a valorização dos profissionais da Educação. Comentando o percentual de 70% de vinculação do Fundo à remuneração de todos os profissionais da área, ponto de destaque em seu parecer, Dorinha afirma que a intenção é “evitar que esses profissionais sejam subvalorizados e permitir maior eficiência alocativa na gestão do gasto de pessoal”.

A parlamentar combate o discurso que tenta descaracterizar a necessidade de mais investimentos na Educação, devido as mudanças demográficas do Brasil.

“É verdade que a população brasileira em idade escolar tem diminuído e a tenência é diminuir ainda mais por toda esta década. Mas em nenhuma hipótese isso desobriga uma nação de reforçar o investimento na Educação Básica. O fator demográfico está longe de indicar que precisamos de menos professores em nossas salas de aulas. Sem falar, que a defasagem no sistema educacional não desaparecerá com essas mudanças que afetam a população.  Estamos diante de uma janela de oportunidade para preparar nossos jovens e gerar uma população forte, que sendo menor, terá que ser mais produtiva. Isto só se faz com ensino de qualidade e  em tempo integral, como é nos demais países com dinamismo econômico”.

Ao fim da última semana, a parlamentar preparou uma apresentação de seu relatório aos parlamentares que compõem a Comissão Especial que discute o Fundeb na Câmara e entidades que acompanham o debate. Confira os pontos principais da minuta apresentada pela relatora:

A complementação da União passará de 10% para 20% ao longo de seis anos;

A complementação da União deixará de beneficiar apenas 9 estados e passará a alcançar 23 estados;

O Novo FUNDEB terá vinculação de 70% com a remuneração de profissionais da Educação;

 Será permanente na Constituição Federal;

Os programas de alimentação escolar, livro didático e transporte escolar serão preservados; 

Os recursos do petróleo e gás derivados da exploração do pré-sal serão investidos na Educação;

Municípios pobres receberão repasses da União, mesmo se fizerem parte de estados ricos, entre outras mudanças.

Fonte: Deputada Professora Dorinha

ATENÇÃO!
Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.