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Mesmo Com a Pandemia da Covid-19, Instituto de Identificação Segue Com Atendimento e Garantia de Serviços Importantes à População

Data do post: 01/07/2020 16:22:54 Imprimir -  Compartilhar

Secretaria de Segurança Pública-TOAlém dos atendimentos presenciais, Instituto de Identificação investiu na melhoria, aperfeiçoamento e ampliação da plataforma PAPI. 

Para garantir a manutenção dos direitos de centenas de cidadãos que necessitam solicitar documentos importantes para a vida civil, como Carteiras de Identidade ou Certidão de Antecedentes Criminais, o Instituto de Identificação, vinculado à Superintendência de Polícia Científica da Secretaria da Segurança Pública, manteve em meio a pandemia da Covid-19, o atendimento de diversos Postos de Atendimento no interior do Estado e da sede do Instituto na Capital.

Os últimos postos de atendimento inaugurados antes do início da pandemia, nos municípios de Caseara e Santa Rosa do Tocantins, por exemplo, produziram juntos desde a inauguração no mês de março deste ano, um total de 352 processos de identificação civil objetivando a emissão da Carteira de Identidade, destes, 230 foram pra a primeira via e 122 para a segunda via do RG.

A inauguração dos Postos de Atendimento, foi resultado de uma parceria assertiva entre as prefeituras dos municípios e Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Segurança Pública (SSP-TO). “A comunidade dos municípios tem demonstrado grande satisfação com os serviços ofertados e a receptividade dos trabalhos tem sido muito positiva” destacou a diretora de papiloscopia do Instituto de Identificação, Naídes César Silva.

PAPI

Além disso, as últimas atualizações da Plataforma de Atendimentos Periciais e Identificações (PAPI), possibilitam ao cidadão solicitar e ter a posse em até 24 horas da Certidão de Antecedentes Criminais através do site da SSP-TO, https://iito.ssp.to.gov.br/agendamento, tornando o processo mais ágil e seguro. Ainda no site é possível realizar a autenticação da certidão emitida pelo Instituto de Identificação.

Novas ferramentas

Em breve a plataforma PAPI permitirá o cadastro e gerenciamento de documentos perdidos, furtados ou roubados, que de alguma forma foram recuperados e entregues nas Delegacias de Polícia Civil ou em qualquer uma das unidades do Instituto de Identificação. A nova ferramenta permitirá ao cidadão que teve seus documentos perdidos, furtados ou roubados, consultar através de um link que será disponibilizado no site da SSP-TO, se seu documento foi encontrado por alguém e disponibilizado para resgate. A vantagem, é evitar que o cidadão arque com os custos para a emissão da segunda via de documentos como RG, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho e outros.

Com essa ferramenta, será possível consultar por tipo de documento e caso seja localizado um registro compatível com os critérios pesquisados, o cidadão ficará sabendo em qual unidade seu documento está disponível para resgate.

Fonte: Secretaria de Segurança Pública-TO