Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Seminário Online Aborda a Segurança Pública em Tempos da Covid-19

Data do post: 30/06/2020 15:16:28 Imprimir -  Compartilhar

Secretaria de Segurança Pública-TODurante o evento, secretário Cristiano Sampaio destaca o uso de tecnologias para fazer frente aos desafios impostos pela pandemia da Covid-19.

O secretário de Estado da Segurança Pública do Tocantins, Cristiano Barbosa Sampaio, participou na manhã desta terça-feira, 30, de um webinar sobre Segurança Pública em Tempos da Covid-19. Durante o seminário online em vídeo e ao vivo, Sampaio também representou o Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp).

Cristiano Sampaio ressaltou que estados de maneira geral tiveram que fazer frente aos desafios impostos pela pandemia da Covid-19 e que o uso das tecnologias disponíveis foram e têm sido de máxima importância para manter, e, por vezes, até ampliar a oferta de serviços já existentes.

Como exemplo o secretário Cristiano Sampaio relatou as medidas adotadas no Tocantins, como a realização de audiências do sistema penintenciário. As videoconferências também passaram a ser rotina na comunicação entre as forças de segurança, com órgãos federais e com os estados.

O Secretário destacou também a ampliação dos serviços oferecidos pela Delegacia Virtual. “No Tocantins, a exemplo de outros estados, ampliamos o serviço e dessa forma facilitamos o acesso da população ao registro de denúncias e o melhor, sem a necessidade de estar fisicamente em uma delegacia”, reforçou.

Moderado pelo ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, delegado da Polícia Federal Edval Novaes, o webinar contou com as participações de secretários de Segurança Pública dos estados de Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul, Pará e do Distrito Federal e representante da organização do evento e do patrocinador.

O uso das tecnologias em favor das ações de segurança pública foi o ponto central do webinar. Os participantes relataram a necessidade de se investir e ampliar as salas de comando e controle; da intensificação da utilização de novas e antigas tecnologias e a necessidade da digitalização das comunicações como também dos dados por elas produzidos. Ressaltaram também a importância dos investimentos, da melhora dos serviços de inteligência, da integração das forças policiais e do compartilhamento de dados.

Sobre as novas tecnologias e uso de câmeras pelos policiais (bodycam) o secretário Cristiano Sampaio ressaltou a questão do desafio cultural, afirmando que é normal a resistência inicial ao uso, mas que elas ao final trazem muito mais benefícios e transparência para a atividade policial. Ele informou aos presentes que no Tocantins está sendo implantado um centro integrado para as forças de segurança, o que permitirá uma ação muito mais efetiva das polícias em favor da população.

Fonte: Secretaria de Segurança Pública-TO