Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

CIOPAER Apoia Forças de Segurança em Ação de Reintegração de Posse no Município de Arraias

Data do post: 26/06/2020 16:55:59 Imprimir -  Compartilhar

Secretaria de Segurança Pública-TOAção teve início nesta quinta-feira, e contou com a participação de cerca de 50 policiais civis e militares.

A aeronave do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER/TO), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-TO), participou na manhã desta quinta-feira, 25, em Arraias, na região sudeste do Estado, de uma ação de reintegração de posse promovida pelas Polícias Militar e Civil.

Na oportunidade, um efetivo de aproximadamente 50 policiais militares e civis deu cumprimento a mandado judicial, expedido pelo juízo da Comarca local de reintegração de posse de um terreno, situado nas imediações do município, e que estava sendo ocupado, de forma ilegal, por mais de 600 pessoas.

Durante o cumprimento da ordem judicial, o helicóptero do CIOPAER atuou como plataforma de observação, e prestou apoio incondicional as tropas de solo que conduziam as ações de reintegração de posse. De forma coordenada, a tripulação a bordo do “Tocantins 01”, realizou sobrevoos pela área e, em um primeiro momento, mapeou todo o local para que as forças de segurança pudessem atuar de forma mais eficiente.

Além disso, durante o efetivo cumprimento da ordem judicial, a aeronave permaneceu de prontidão a fim de identificar e intervir contra uma eventual agressão armada por parte de qualquer pessoa que pudesse colocar em risco a vida dos policiais militares e civis, bem como demais envolvidos que atuaram na operação.

Felizmente, as ações ocorreram de forma pacífica, uma vez que os ocupantes da área decidiram deixar o local de forma pacífica, não sendo necessária a intervenção dos policiais militares e civis presentes. Para o major Phelipe Lira, comandante da 1ª Companhia Independente de Polícia Militar de Arrais (1ª CIPM), e responsável pela ação, o emprego da aeronave da SSP-TO foi de suma importância no sentido de desestimular os invasores a oferecer qualquer tipo de resistência e tentar permanecer na área ocupada.

“Ao perceber a aproximação do helicóptero do CIOPAER, as pessoas que estavam ocupando o local recuaram, o que tornou mais fácil e seguro o trabalho policial”, relatou o major. A ação de reintegração de posse, também contou com a efetiva participação de policiais civis da Delegacia de Arraias, comandados pela delegada Melicia Ganzaroli de Ávila e também pelo delegado Ronaldo José Fais.

A delegada ressaltou a importância da união e integração das forças policiais para o sucesso da ação.  De acordo com ela, uma ação dessa magnitude requer muito planejamento e coordenação para que o objetivo seja alcançado e sem colocar em risco à integridade física de nenhum dos envolvidos, seja policial ou qualquer outra pessoa que esteja no local, e desse modo, todas as precauções foram tomadas, no sentido de garantir a segurança de todos.

A reintegração de posse também foi acompanhada por oficial de justiça e deve ser finalizada até esta sexta-feira, quando todos os ocupantes deixarem o local.

Fonte: Secretaria de Segurança Pública-TO