TOCANTINÓPOLIS
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

Plantio de Soja Nas Várzeas Tropicais é Prorrogado Por Mais 15 Dias

Data do post: 28/05/2020 20:13:23 - Visualizações: (247) Imprimir

ADAPEC-TOCom o período chuvoso mais extenso, o plantio de soja nas Várzeas é estendido 

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), anunciou nesta quinta-feira, 28, que foi autorizado por meio da Instrução Normativa (IN) nº 05/2020 de 28 de maio de 2020, a prorrogação da janela de plantio de sementes de soja nas várzeas tropicais tocantinense que encerraria no próximo dia 31. O prazo foi estendido até o dia 15 de junho, porém mantém-se o prazo de colheita para o dia 30 de setembro.

De acordo com a Adapec, a decisão de prorrogação do prazo para plantio nas várzeas topicais levou em consideração a solicitação feita pelos produtores rurais que cultivam sementes da oleaginosa naquela região e do Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Formoso. “Como o período de chuva se estendeu dentro da janela de plantio, houve atraso no cultivo da oleaginosa, por isso, a Adapec entendeu que o pedido feito pelos produtores deveria ser acatado sem prejuízos na colheita, no fim do vazio sanitário," disse o responsável técnico pelo Programa Estadual de Controle da Ferrugem Asiática, Cleovan Barbosa.

A região de várzeas tropicais é formada pelos municípios de Cristalândia, Lagoa da Confusão, Pium, Dueré, Formoso do Araguaia, Guaraí e Santa Rita do Tocantins, sendo que a região de Lagoa da Confusão. A expectativa é que nessa safra seja cultivada uma área aproximada de 60 mil hectares de sementes de soja.

A IN estabelece que fica a cargo do produtor que realizar o plantio de sementes de soja, dentro do período de prorrogação, a responsabilidade do direcionamento dos ciclos de materiais para a finalização de plantio, bem como o risco relacionados às condições de irrigação.

Para o presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha, a produção de sementes nas várzeas tropicais possui uma importância estratégica para o Estado.  “O Tocantins vem se tornando referência na produção de sementes com alta qualidade e elevado grau de vigor de germinação, isso, graças ao cultivo de soja nas várzeas tropicais feito de maneira segura e responsável e do trabalho de monitoramento de pragas, como a ferragem asiática que é feito pela Adapec durante todo o período de safra," disse Alberto.

Fonte: ADAPEC-TO

ATENÇÃO!
Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.