Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Plantio de Soja Nas Várzeas Tropicais é Prorrogado Por Mais 15 Dias

Data do post: 28/05/2020 20:13:23 Imprimir -  Compartilhar

ADAPEC-TOCom o período chuvoso mais extenso, o plantio de soja nas Várzeas é estendido 

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), anunciou nesta quinta-feira, 28, que foi autorizado por meio da Instrução Normativa (IN) nº 05/2020 de 28 de maio de 2020, a prorrogação da janela de plantio de sementes de soja nas várzeas tropicais tocantinense que encerraria no próximo dia 31. O prazo foi estendido até o dia 15 de junho, porém mantém-se o prazo de colheita para o dia 30 de setembro.

De acordo com a Adapec, a decisão de prorrogação do prazo para plantio nas várzeas topicais levou em consideração a solicitação feita pelos produtores rurais que cultivam sementes da oleaginosa naquela região e do Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Formoso. “Como o período de chuva se estendeu dentro da janela de plantio, houve atraso no cultivo da oleaginosa, por isso, a Adapec entendeu que o pedido feito pelos produtores deveria ser acatado sem prejuízos na colheita, no fim do vazio sanitário," disse o responsável técnico pelo Programa Estadual de Controle da Ferrugem Asiática, Cleovan Barbosa.

A região de várzeas tropicais é formada pelos municípios de Cristalândia, Lagoa da Confusão, Pium, Dueré, Formoso do Araguaia, Guaraí e Santa Rita do Tocantins, sendo que a região de Lagoa da Confusão. A expectativa é que nessa safra seja cultivada uma área aproximada de 60 mil hectares de sementes de soja.

A IN estabelece que fica a cargo do produtor que realizar o plantio de sementes de soja, dentro do período de prorrogação, a responsabilidade do direcionamento dos ciclos de materiais para a finalização de plantio, bem como o risco relacionados às condições de irrigação.

Para o presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha, a produção de sementes nas várzeas tropicais possui uma importância estratégica para o Estado.  “O Tocantins vem se tornando referência na produção de sementes com alta qualidade e elevado grau de vigor de germinação, isso, graças ao cultivo de soja nas várzeas tropicais feito de maneira segura e responsável e do trabalho de monitoramento de pragas, como a ferragem asiática que é feito pela Adapec durante todo o período de safra," disse Alberto.

Fonte: ADAPEC-TO