Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Fiscalização Apreende Caminhão com Madeira Irregular

Data do post: 17/07/2019 16:42:07 Imprimir -  Compartilhar

Naturatins-TOUma equipe de fiscalização ambiental do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) apreendeu nesta terça-feira, 16, um caminhão baú com aproximadamente 17 metros cúbicos de madeira já cortada de diversas espécies de arvores. A apreensão foi feita em Paraíso durante trabalho de rotina da equipe, que suspeitou do veículo e fez a abordagem. De acordo com informações prestadas pelo motorista, ele vinha da cidade de Placas (PA) com destino a Anápolis (GO).

O motorista do caminhão, com placas da cidade de Anápolis (GO), não apresentou documentação que comprovasse a origem da madeira, cortada em tamanhos e formatos diferentes, caracterizando crime ambiental de transporte irregular de madeira. Por isso, o caminhão e a madeira foram apreendidos e recolhidos ao pátio do Naturatins e o motorista autuado por crime ambiental.

Segundo o diretor de Proteção e Qualidade Ambiental, Eliandro Carlos Gualberto, os fiscais do Naturatins estão bastante atentos a este tipo de irregularidade, muito usado para tentar burlar a fiscalização. “As pessoas que extraem madeira de forma ilegal procuram várias formas de tentar enganar a fiscalização, e uma delas é transportar a madeira já cortada em formato de uso, além de colocar tipos diferentes de madeira numa mesma carga”, explica.

Entretanto, quando os fiscais exigem uma comprovação de origem da madeira, frequentemente os condutores dos veículos não estão com estes documentos, ou muitas vezes apresentam documentação falsa. Isso resulta em apreensão da carga e do veículo, além de auto de infração.

Fonte: Naturatins-TO