TOCANTINÓPOLIS
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

Sistema Penitenciário Realiza Mais Uma Fase da Operação Lockdown

Data do post: 20/05/2020 13:59:32 - Visualizações: (476) Imprimir

Secretaria de Segurança Pública-TOA Secretaria de Cidadania e Justiça (Seciju), por meio da Superintendência de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional, deu início na manhã desta terça-feira, 19, a segunda fase da Operação Lockdown nos presídios e cadeias públicas do Tocantins. Esta etapa consiste na seleção e destinação de unidades prisionais específicas para receber novos presos durante o período de Pandemia e assim evitar a disseminação do coronavírus entre servidores e pessoas privadas de liberdade. A operação foi efetivada em acordo com os integrantes do Sistema de Justiça e demais forças da Segurança Pública do Estado.

Para o secretário da Seciju, Heber Fidelis, as medidas preventivas são a melhor maneira de combater a disseminação da Covid-19 no Sistema. “As providências em relação ao Sistema Penal nesse período de pandemia foram tomadas segundo orientações técnicas de profissionais da saúde. A ideia é garantir a proteção aos servidores e a população carcerária. Além das ações voltadas ao recebimento dos ingressos no Sistema, também estamos realizando procedimentos imediatos em casos suspeitos tanto entre presos quanto entre os servidores”, afirmou.

O superintendente de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional, Orleanes de Sousa Alves, explicou como será realizada a distribuição dos ingressos no Sistema Penitenciário enquanto a Operação Lockdown estiver em vigor. “A partir de hoje, os reeducandos que adentrarem no Sistema serão recebidos em 15 unidades autorizadas distribuídas em todo o Estado. Vale ressaltar que todas as deliberações fortalecem a série de ações desenvolvidas pelo Núcleo de Operações, Prevenção e Controle – Covid-19 da Seciju”, concluiu.

Unidades que receberão ingressos no Sistema

Na região norte do Tocantins as unidades penais que receberão novos presos durante a pandemia são a Cadeia Pública de Augustinópolis, de Guaraí, de Ananás e de Araguacema; a Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota (que só passará a receber novos internos a partir do dia 30 de junho após ação de desinfecção) e a Unidade Prisional Feminina de Babaçulândia e de Pedro Afonso. Na região central as unidades que continuam aptas são a Casa de Prisão Provisória de Palmas e de Paraíso, e a Unidade Prisional Feminina de Lajeado. Na região Sul do Tocantins, as unidades penais que continuarão recebendo novos reeducandos são a Cadeia Pública de Arraias, Casa de Prisão Provisória de Dianópolis e de Gurupi, e a Unidade Prisional Feminina de Talismã. Destaca-se que na Unidade de Segurança Máxima de Carari foi montada uma ala médica para atendimento aos reeducandos que testarem positivo para a Covid-19.

Outras medidas de prevenção

A Operação Lockdown integra uma série de medidas adotadas pela Seciju desde o anúncio da pandemia, entre elas estão a suspensão de visitas às unidades, destinação de celas de isolamento para os novos presos, protocolos de limpeza e higienização do ambiente, uso obrigatório de máscara dentro das unidades, triagem em servidores, prestadores de serviços e representantes do judiciário que pretendem entrada as unidades prisionais e ainda foi estipulado o contato mínimo entre agentes e reeducandos.

Fonte: Secretaria de Segurança Pública-TO

ATENÇÃO!
Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.