TOCANTINÓPOLIS
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

Instituto de Identificação Realiza Atendimento Diferenciado por Causa da Pandemia do Novo Coronavírus

Data do post: 08/05/2020 20:49:31 - Visualizações: (519) Imprimir

Secretaria de Segurança Pública-TODesde o início da pandemia, o Instituto e seus núcleos passaram a atender exclusivamente após o agendamento pelo site da SSP-TO.

Com o objetivo de evitar aglomerações e, assim realizar a prevenção do novo coronavírus (Covid-19), protegendo servidores e usuários, o Instituto de Identificação, órgão vinculado à Polícia Científica da Secretaria da Segurança Pública (SSP-TO), alterou a forma de atendimento à população.

Desde o início da pandemia, o Instituto e seus núcleos passaram a atender exclusivamente após o agendamento pelo site da SSP-TO. Assim, quem precisa emitir a primeira via ou a segunda via da Carteira de Identidade ou mesmo o Atestado de Antecedentes Criminais deve buscar a página virtual da Secretaria -  www.ssp.to.gov.br – e clicar no link  “atendimento online RG”, situado no lado direito da página, ou digitar o endereço eletrônico http://iito.ssp.to.gov.br/agendamento.

Conforme a diretora da Papiloscopia, Naídes César Silva, somente em casos excepcionais os chefes do instituto de identificação ou seus núcleos poderão autorizar a emissão de carteiras de identidade sem prévio agendamento eletrônico.

Naídes explica que todas as cidades que oferecem o serviço de emissão de RG ou Antecedentes Criminais estão realizando o agendamento. Ela ressalta que em Palmas, o atendimento é feito na sede (no plano diretor norte) e no núcleo do Sine de Taquaralto. Há também o núcleo localizado no Detran do Distrito de Luzimangues, em Porto Nacional. “A pessoa escolhe qual local que ser atendida, frisa a diretora, informando que na sede são disponibilizadas diariamente 20 senhas.

Naídes informa que, neste momento da pandemia, o Instituto de Identificação tem buscando montar com maior rapidez os processos de emissão de identidade de modo a evitar aglomerações.  “A pessoa que vai somente pra pegar o documento, não precisa agendar. Basta apenas ir na sede ou nos núcleos e apresentar o protocolo de solicitação. O Prazo de entrega é de até cinco dias úteis na Capital e de 30 dias no interior do Estado”, explica a diretora.

Pra montar processo, o usuário deve preencher os dados no site, realizando assim seu pré-cadastro. Presencialmente só é necessário que a pessoa leve cópia e original dos documentos exigidos para conferência e coleta das digitais. Os documentos necessários são Certidão de Nascimento original ou cópia ou Certidão de Casamento original e cópia, 2 fotos 3x4 recente e se quiser inserir o CPF, no RG, somente levar o documento. Após o agendamento no site, o horário de atendimento presencial é das 8h às 14h. A primeira via do documento é gratuita. Para a segunda via é cobrada uma taxa, o usuário deve apresentar o comprovante de pagamento (DARE) da taxa de emissão de segunda via, no valor de RS 25,00, que poderá ser emitida através do endereço: [http://www.sefaz.to.gov.br%20%20%20]http://www.sefaz.to.gov.br  

Passo a passo para emissão do boleto: Acesse o link em seguida clique em DARE, no campo próprio insira seu CPF. Preencha o formulário com as informações solicitadas, acrescente o código da receita: 410- TAXA DOS ATOS DA POLÍCIA TÉCNICA; o subcódigo: 1.1.1.a e o período de referência, que corresponde ao mês da solicitação do boleto.

Decreto                                                                                                                                               

A alteração no atendimento do Instituto de Identificação e de seus núcleos atende ao decreto 6.066 do Governo do Tocantins, e a portaria nº 150 da SSP, que dispõe  sobre o funcionamento da SSP-TO e suas unidades com as respectivas adequações no atendimento ao público.

Fonte: Secretaria de Segurança Pública-TO

ATENÇÃO!
Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.