Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Governo Inicia Entrega de Equipamentos Para Combate a Incêndios em Unidades de Conservação

Data do post: 05/05/2020 21:28:48 Imprimir -  Compartilhar

Naturatins-TONesta segunda-feira, 4, o Governo do Tocantins por intermédio do nstituto Natureza do Tocantins (Naturatins) iniciou a entrega de uniformes, equipamentos de trabalho noturno e EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) para equipes brigadistas das Unidades de Conservação (UCs). Entre os itens que estão sendo entregues, há veículos aéreos não tripulados (conhecidos popularmente como Drones), além de sopradores, coturnos, lanternas de cabeça, uniformes, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), calças, gondolas, bonés com proteção da nuca, binóculos, óculos de proteção, botinas e muitos outros.

“O Governo do Estado inicia a entrega dos equipamentos de trabalho e segurança para as equipes brigadistas que atuam nas Unidades de Conservação. Esses drones vão colher informações para dar suporte ao planejamento e atuação das equipes nas atividades da queima, além da cobertura de imagens para o monitoramento e fiscalização de toda a área das Unidades de Conservação”, afirmou o presidente do Naturatins, Sebastião Albuquerque.

“As atividades de queimas prescritas, de queimas controladas e de base comunitária já foram iniciadas. Grande parte desse material que começa a ser entregue prepara nossas equipes brigadistas para esse período de prevenção e também para o período de combate aos incêndios florestais. Os drones e os sopradores já começam a serem utilizados agora nas queimas de caráter preventivo”, pontuou o diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Naturatins, Warley Rodrigues.

“Sempre nos preocupamos com a segurança de nossos brigadistas, devidamente equipados, capacitados, protegidos e uniformizados, para facilitar a identificação e sinalização, especialmente nas missões noturnas. O combate aos incêndios florestais é um trabalho muito importante, muito arriscado, que envolve profissionais com o compromisso de proteger nossos Parques, APAs [Áreas de Proteção Ambiental], Monumento Natural e o Centro de Fauna do Tocantins”, destacou o responsável pela Segurança Contra Incêndio Predial e Proteção das Unidades de Conservação do Naturatins, Tenente-coronel Bombeiro Peterson Ornelas.

Ainda segundo Peterson Ornelas, além dos materiais que começam serem entregues, as diretrizes para aquisição de outros materiais e equipamento, como as mochilas costais, que protege mais a coluna do brigadista e os capacetes, já foram encaminhadas. Ele esclarece que a entrega dos novos uniformes, equipamentos e materiais básicos, será realizada gradualmente, para preparar todas as equipes brigadistas das UC’s de responsabilidade do Estado. O Tenente-coronel ressalta que todo esse material chega para ampliar os kits que já foram entregues no ano passado e estão em uso. As botinas serão mantidas para o trabalho de monitoramento e os coturnos chegam para serem usados nas missões de combate.

Fonte: Naturatins-TO