Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Dorinha Pede Informações Sobre Proteção a Mulheres Vítimas de Violência Durante a Quarentena

Data do post: 14/04/2020 23:10:39 Imprimir -  Compartilhar

Deputada Professora DorinhaA cooperação do isolamento social para o crescimento da violência contra a mulher tem preocupado a deputada professora Dorinha (DEM). Nessa terça-feira (14) a parlamentar solicitou informações a ministra Damares Alves quanto às medidas adotadas pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos sobre o enfrentamento dos casos de violência doméstica durante a situação de emergência decorrente do coronavírus.

“Com as medidas de isolamento e distanciamento social recomendadas para combater o novo coronavírus, a violência doméstica torna-se um desafio ainda maior. A Central de Atendimento à Mulher dá conta que durante esse período, já houve um aumento de quase 9% no número de atendimentos no Brasil”, justifica Dorinha, que é também Secretária da Mulher na Câmara dos Deputados.

Ainda de acordo com a deputada, “as pesquisas mostram que a violência doméstica se agrava em momentos de crise econômica com os homens desempregados, depressivos, alcoolizados sem saída para arcar com as responsabilidades domésticas. O que acaba provocando uma reação para descontar na família de forma agressiva”.

O requerimento apresentado pela parlamentar destaca também as campanhas veiculadas na França e na Itália para combater a violência doméstica durante a quarentena, enquanto no Brasil ainda nada foi feito. “Alguns projetos da Bancada Feminina foram apresentados para ampliação da divulgação do disque 180 e o fortalecimento das políticas de atendimento à mulher”, acrescentou a deputada.

Outro desdobramento é o reforço da dotação orçamentária do Ministério da Mulher: R$ 45 milhões, encaminhados através da Medida Provisória nº 942, de 1 de abril de 2020, para enfrentamento da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional Decorrente do Coronavírus - Nacional (Crédito Extraordinário).

“O parlamento tem empenhado esforços para garantir ao Executivo condições de atender mulheres em situação de vulnerabilidade. Por isso, estamos solicitando informações e também requerendo iniciativas”.

Durante sessão do plenário virtual, na última semana, Dorinha lembrou que, durante a quarentena, as mulheres em situação de vulnerabilidade convivem por um tempo maior com o agressor, o que demanda a abordagem da violência doméstica em virtude do isolamento como pauta de prioridade do parlamento.

Fonte: Deputada Professora Dorinha