Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Vacinação Contra Aftosa Está Autorizada Para os Bovídeos que Participarão de Leilões

Data do post: 13/04/2020 17:55:11 Imprimir -  Compartilhar

ADAPEC-TOO produtor que receber autorização de antecipação da vacina é obrigado a vacinar todos os bovídeos da propriedade, e não apenas os que irão participar de leilões.

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) comunica que está autorizado desde o último dia 11 de abril, a antecipação da vacinação contra a febre aftosa para os bovídeos (bovinos e bubalinos) que participarão de leilões nos primeiros dias do mês de maio. A medida determina que para transitar os animais, após a vacinação, é necessário cumprir uma carência de 15 dias para os primo-vacinados (vacinados pela primeira vez) e sete dias para animais com duas vacinações comprovadas. Já os animais com três vacinações declaradas não necessitam cumprir carência.

De acordo com o diretor de defesa, inspeção e sanidade animal da Adapec, Márcio Rezende, o produtor que desejar antecipar a vacinação deverá procurar um escritório da Agência mais próxima e assinar um requerimento. “É importante ressaltar, que o produtor receberá uma autorização da Adapec para vacinar todos os animais da propriedade, e não só, aqueles que participarão dos leilões, e caso o produtor desista de movimentá-los após a solicitação, é necessário justificar na Agência para evitar a suspensão do seu cadastro e outras sanções”, disse, Márcio Rezende.

“A antecipação da vacina, garante que os produtores rurais possam transitar os seus animais em conformidade com a legislação. É importante destacar também que os leilões contribuem de maneira significativa para a economia do nosso Estado,” ressaltou o presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha.

Funcionamento dos leilões

A Adapec autorizou por meio da Portaria nº 76/2020, de 13 de abril de 2020, o funcionamento dos leilões no Tocantins, mantendo os cuidados básicos de distanciamento, uso de equipamentos de proteção individual e de higienização para os todos os participantes e trabalhadores envolvidos no evento. Quem não cumprir as medidas exigidas na portaria sofrerá sanções previstas na legislação.

Campanha

A primeira fase da campanha ocorrerá entre os dias 1º e 31 de maio e a expectativa é vacinar 8,5 milhões de bovídeos (bovinos e bubalinos) de todas as faixas etárias. A vacinação e a comprovação são obrigatórias. Excepcionalmente, este ano, a comprovação do ato, foi estendida para até o dia 31 de agosto. É necessário levar a nota fiscal da compra da vacina e a carta-aviso preenchida corretamente.

Funcionamento da Adapec

Os escritórios da Adapec estão funcionando no horário das 8hs às 14hs por sistema de agendamento.

Fonte: ADAPEC-TO