Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Projetos do Tocantins Alcançam Destaque na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia em São Paulo

Data do post: 10/04/2020 21:08:40 Imprimir -  Compartilhar

Seduc TOO projeto Isolante térmico com embalagens de leite longa vida’ obteve destaque durante a exposição virtual dos trabalhos na 18ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), e os estudantes Wanderson Bruno Fernandes Rodrigues, Amanda Souza Alencar e Karla Estefany Silva Nogueira foram premiados pela Editora da Universidade de São Paulo (Edusp), com livros.

Os alunos são da Escola estadual Liberdade, de Palmas, e tiveram como orientadores a professora Orcidália Martins Feitosa e o professor Gustavo Muller Gonçalves.

O projeto nasceu da necessidade de melhorar o ambiente escolar e reduzir o impacto ambiental e reutiliza as embalagens para aplicação em subcoberturas de paredes ou forros, funcionando como um isolante térmico.

“A face aluminizada impede que o calor seja transmitido para o interior da sala de aula pelo processo de radiação”, contou o aluno Wanderson que, antes de apresentar o projeto na Febrace, visitou várias escolas estaduais para compartilhar as ideias de iniciação científica.

“Só a participação já era incrível, ganharmos um prêmio, então, foi espetacular. E com o destaque que alcançamos com o projeto, serviu de incentivo para outros professores investirem mais nos seus alunos”, comentou Wanderson.

Credenciamento para FeNaDante

Da Escola Municipal de Tempo Integral Luiz Nunes Oliveira, do distrito de Buritirana, de Palmas, os estudantes Gustavo Alves, Samuel Cavalcante, Sophia Lira de Paula e o professor orientador Ronielson Soares de Sousa apresentaram o projeto denominado Leitura e interpretação de pictogramas em bulas e rótulos de agrotóxicos. Eles receberam credenciais para participarem da 2ª Feira Nacional de Ciência e Tecnologia Dante Alighieri (FeNaDante), previsto para ser realizado, neste ano, em São Paulo.

Capacitação em São Paulo

Os estudantes João Witor Bilio Flores e Caio Eduardo de Morais Lacerda, que tiveram como orientadores os professores Jonierson de Araújo da Cruz e Wagner Alves dos Santos, apresentaram o projeto ‘Sensor de identificação dos estágios de coloração de frutas e suas variações para deficientes visuais (Sifdev)’ e receberam o Prêmio Weizmann de Excelência em Ciências 2020, com direito a participarem de uma semana de formação na Universidade de São Paulo (USP). Eles são do Instituto Federal de Educação do Tocantins (IFTO).

O mesmo projeto foi escolhido como a melhor iniciativa representante do Tocantins e, com isso, a equipe recebeu certificados de menção honrosa.

Febrace

A Febrace está na sua 18ª edição, foram mais de 300 projetos inscritos, representando as 27 unidades federativas. Esta edição teve a participação de 761 estudantes e 510 professores do ensino fundamental, médio e técnico, provenientes de 295 unidades escolares.

A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia é um movimento nacional de estímulo ao jovem cientista, realizado todos os anos, pela Universidade de São Paulo (USP).

Fonte: Seduc TO