Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Associação Comercial de Araguaína e Defensoria Vão Assinar TAC Sobre Prevenção ao Novo Coronavírus

Data do post: 06/04/2020 16:35:15 Imprimir -  Compartilhar

Defensoria Pública-TOA Associação Comercial de Araguaína (Aciara), por meio de seus representantes, se comprometeu a assinar Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com a Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) a fim de que seja promovida no comércio da cidade a conscientização dos empresários e comerciantes acerca da gravidade do momento e da real possibilidade de colapso de todo o sistema de saúde devido ao novo coronavírus. O compromisso foi feito neste sábado, 4.

“Precisamos estar todos unidos na prática de medidas preventivas, exercendo o isolamento social, os protocolos de higiene, etc. Conter o avanço da Covid-19 é a única forma de impedirmos ou reduzirmos medidas mais rigorosas. Só assim protegeremos a vida e a economia, lembrando que especialmente para as pessoas pobres, os dois valores estão intimamente ligados”, disse o titular da 17ª Defensoria da Fazenda Pública, Sandro Ferreira, que representou a Instituição das reuniões.

Em busca da garantia do direito de todos (as) à saúde individual e coletiva, membros da Defensoria se reuniram com membros do Ministério Público Estadual (MPTO), representantes da Prefeitura, da Aciara, e representantes da sociedade civil a fim de discutirem medidas a serem implantadas no município para o enfrentamento ao novo coronavírus.

Realizadas na sexta-feira, 3, e no sábado, 4, as reuniões foram motivadas pela necessidade de um alinhamento das ações e, ainda, pelo decreto nº 208/2020 - que implantou medidas de prevenção na cidade, porém, com validade apenas até este domingo, 5.

Saúde pública                                                                                       

As questões de saúde foram a pauta principal da reunião realizada na última sexta-feira, 3, com representantes da Prefeitura de Araguaína, DPE, do comércio, MPTO e  do Poder Legislativo, com a Secretaria Estadual da Saúde.

Durante o encontro, foi discutida a oferta de leitos, estrutura de um hospital de campanha, caso venha a ser necessário, e quais medidas já estão sendo tomadas pelo gestor municipal, como a reforma da Unidade de Pronto de Atendimento (UPA) da Vila Norte para possibilitar a instalação de 15 leitos com respiradores, contando com contrapartida futura dos demais entes públicos, estadual e federal, sendo que já está em funcionamento um fluxo de atendimento específico para pacientes acometidos pelo Covid-19 na rede de saúde municipal.

Segundo a Prefeitura, no Hospital Municipal de Araguaína, que também atende crianças, dois leitos com respiradores estão preparados, com a possibilidade de ampliação de mais um. Além disto, um leito com respirador está disponível para estabilização desses pacientes na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Araguaína.

Já no Hospital Dom Orione, está em andamento a implantação de 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com previsão de emenda parlamentar para financiar o funcionamento por aproximadamente três meses. No Hospital Regional de Araguaína, 10 leitos para pacientes em estado grave também estão sendo implantados, segundo informou a direção do Hospital.

“Segundo informações repassadas pelas autoridades, leitos especiais para enfrentamento ao Covid-19 estão disponíveis em número razoável de acordo com número atual de casos. Ainda é cedo para flexibilização, pois a pandemia ainda está no período de expansão e muitas vidas estão em jogo, por isto precisamos de um decreto mais restritivo que anterior. Porém, o tempo que ganhamos com a estrutura de suporte e os números baixos de casos registrados até o momento permitem-nos postergar o lockdown [fechamento parcial ou completo de empresas] e talvez até evitá-lo, sem abandonar o isolamento social e demais medidas preventivas. Assim, a economia local ganha um pouco de fôlego e pode se programar para os cenários futuros possíveis, enquanto monitoramos o desenvolvimento da doença,” avaliou o Defensor Público.

Judicialização

A DPE-TO, por meio do Núcleo Aplicado de Minorias e Ações Coletivas (Nuamac), em Araguaína, recorreu à Justiça, no último dia 27, para que fossem garantidas as medidas de prevenção no Município e, com isso, evitadas a aglomeração e o fluxo de pessoas, visto que o gestor municipal havia editado  o decreto nº 214/2020, flexibilizando as medidas de prevenção ao novo coronavírus (Covid-19), dia 26 de março, alterando o decreto anterior, de 23 de março, nº 208/2020.

O defensor público Pablo Mendonça Chaer, que coordena o Nuamac Araguaína, considera que a judicialização foi necessária naquele momento: “Agora, até pelo fato da Defensoria ter feito parte deste debate, a construção do novo decreto deve atender a necessidade de prevenção e isolamento, de acordo com as autoridades sanitárias”, comentou Chaer.

Fonte: Defensoria Pública-TO