TOCANTINÓPOLIS
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

Vigilância Sanitária Promove Orientações Para Enfrentamento à Covid-19

Data do post: 04/04/2020 11:20:23 - Visualizações: (339) Imprimir

Portal TocantinsA Diretoria de Vigilância Sanitária Estadual (Visa) editou documentos para diversos segmentos, com o objetivo de orientar as ações na prevenção e no enfrentamento à pandemia da Covid-19. São ofícios às Vigilâncias Municipais, notas técnicas específicas para o momento atual no que tange às ações preventivas, à fabricação de produtos e às condutas a serem tomadas para amenizar a proliferação do novo Coronavírus.

Segundo a diretora substituta da Visa, Érika de Oliveira Moraes Rêgo, foi expedido ofício para as Vigilâncias Sanitárias Municipais, com orientações gerais sobre a competência de atuação e resposta para as dúvidas mais frequentes de ações no contexto atual e atualização das legislações recentes publicadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “É mantida constante comunicação, bem como o apoio às ações das vigilâncias municipais, sendo o papel dessas fundamentais para a prevenção nos seus territórios”.

Para o setor regulador, Érika de Oliveira Moraes Rêgo explica que foram enviadas Resoluções de Direção Colegiada (RDCs), recentemente publicadas pela Anvisa em caráter excepcional e temporárias sobre o tema, bem como orientações sobre fabricação e doação de álcool 70% e dispositivos médicos prioritários, como: máscaras cirúrgicas, protetores faciais do tipo peça inteira, respiradores filtrantes e vestimentas hospitalares. “O objetivo é que as instituições e as empresas que forem realizar a fabricação desses produtos comuniquem à Vigilância Estadual, que irá acompanhar o processo, de modo que esses fabricantes possam garantir a qualidade, a segurança e a eficácia dos produtos fabricados”, pontuou Érika Rêgo.

Como coordenadora do Núcleo Estadual de Segurança do Paciente (NESP-TO) e da Coordenação Estadual de Controle de Infecção relacionada à Assistência à Saúde (CECIRAS-TO), a Visa também encaminhou às Comissões de Controle de Infecção Hospitalar (CCIHs) e aos Núcleos de Saúde dos Pacientes (NSPs) de todos os hospitais do Estado, orientações da Anvisa para que executem um fluxo elaborado para cada realidade hospitalar e efetivamente implementem as ações, no sentido de impedir a proliferação do vírus e realizar o tratamento adequado à Covid-19.

Interessados podem acessar os novos regulamentos da Anvisa, que norteiam temas de ações de Vigilância Sanitária no enfrentamento da doença Covid-19, no site: http://portal.anvisa.gov.br/coronavirus/regulamentos.

Orientações para rodovias

A Visa também fez recomendações sobre restrições excepcionais e temporárias para rodovias de locomoção interestadual e intermunicipal, como a criação de barreiras sanitárias nas entradas e nas saídas dos municípios do Estado do Tocantins, na intenção de verificar as condições epidemiológicas das pessoas que transitam entre municípios e estados.

As barreiras devem promover a orientação da população quanto aos temas relacionados ao novo Coronavírus e a investigação epidemiológica e podem ser compostas multiprofissionalmente por servidores de diversas áreas como a Vigilância Epidemiológica, a Polícia Militar e a Vigilância Sanitária Municipal.

“Vale ressaltar que, em conformidade com a Medida Provisória nº 926, de 20 de março de 2020, fica vedada a restrição à circulação de trabalhadores que possa afetar o funcionamento de serviços públicos e atividades essenciais e cargas de qualquer espécie que possa acarretar desabastecimento de gêneros necessários à população”, destacou Érika de Oliveira Moraes Rêgo.

Fonte: Portal Tocantins

ATENÇÃO!
Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.