TOCANTINÓPOLIS
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

SEMUS de Tocantinópolis Emite Nota Técnica Sobre o Caso Suspeito de COVID-19 no Município

Data do post: 26/03/2020 19:33:53 - Visualizações: (2461) Imprimir

Imagem do Site www.tocnoticias.com.brA Secretaria Municipal de Tocantinópolis, vem através de Nota Técnica Oficial, esclarecer e prestar informações a população, quanto ao CASO SUSPEITO DE CORONA VÍRUS (COVID-19) ocorrido no dia 20/03/2020. Temos a esclarecer que:

1- O primeiro atendimento aconteceu em 20/03/2020 na Unidade Básica de Saúde do bairro Alto Bonito, onde esse foi acolhido e após avaliação médica o mesmo foi classificado como suspeito para (COVID-19) considerando que segundo o Ministério da Saúde, é classificado caso suspeito o paciente que apresenta quadro clínico de febre e/ou sintomas respiratórios, situação em que este apresentou naquela ocasião;

2- Conforme o Plano De Contingência Do Município de Tocantinópolis-TO, o paciente foi referenciado para UPA-Unidade de Pronto Atendimento sendo acolhido, classificado e encaminhado para atendimento e isolamento imediato devido sintomatologia (febre, dificuldade respiratório e tosse) e ainda histórico de viagem recente para fora do Estado. Considerando a situação do paciente o caso foi devidamente compartilhado com o CIEVS - Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde orgão vinculado à Secretaria Estadual de Saúde, diante do quadro clinico exposto fomos orientados a manter o paciente em isolamento e proceder com a coleta imediata de Swab de nasofaringe para testagem de COVID-19.  

3- Conforme recomendações do CIEVS, na mesma data foi realizada a coleta e envio da amostra em veículo exclusivo para o LACEN Palmas-TO.

4- Em 21/03/2020, o paciente foi reavaliado pelo médico e seguindo o Plano de Contingência foi transferido para Hospital Municipal José Sabóia, permanecendo em isolamento individual em apartamento exclusivo com toda estrutura pertinente e seguindo todos os protocolos de segurança e assistência necessária.

5- Em 23/03/2020, após avaliação médica e considerando a melhora do quadro clinico e o desejo do paciente em ir para casa, o médico prescreveu a alta do paciente para que esse permanecesse em isolamento domiciliar por 14 dias e aguardando o resultado do exame (LACEN-TO), cabe ressaltar que no momento da alta foi disponibilizado os EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) visando o cumprimento dos protocolos de segurança do paciente e de seus familiares;

6- Ainda em 23/03/2020, já em sua residência o paciente recebeu a visita da enfermeira da UBS, onde essa realizou novamente as orientações quanto aos cuidados necessários para cumprimento correto do isolamento domiciliar, nesta ocasião foi disponibilizado a forma de contato que o paciente deveria usar para se comunicar com a equipe da sua UBS de referência em caso de necessidade emergencial, conforme Fluxograma de Manejo Clínico na Atenção Primária em Transmissão  Comunitária, que orienta o acompanhamento a cada 48 horas, preferencialmente por telefone e havendo a necessidade de consulta presencial ou exame físico o paciente deverá solicitar;

7- Cabe informar que no dia 24/03/2020 o ACS - Agente Comunitário de Saúde realizou visita domiciliar ao paciente, visita essa obedecendo ao Protocolo de Recomendações para Adequação das Ações dos ACS’s Frente a atual situação epidemiológica referente ao COVID-19 do Ministério da Saúde, que diz que é necessário considerar alguns cuidados para garantir a segurança do paciente e do profissional como:

  • Não realizar atividades dentro domicílio. A visita estará limitada apenas na área peri domiciliar (frente, lados e fundo do quintal ou terreno).
  • Manter distanciamento do paciente de no mínimo 1 metro, não havendo possibilidade de distanciamento, utilizar máscara cirúrgica.

Para tranquilização da população todas as ações e medidas estão de acordo com os protocolos do Município, Estado, Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde. Nos disponibilizamos para maiores esclarecimentos.

 

 

 

Fonte: Com Informações da SEMUS de Tocantinópolis

ATENÇÃO!
Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.