Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Ação Conjunta das Forças de Segurança Pública Resulta na Recaptura de Presos em Guaraí e no Resgate de um Refém

Data do post: 26/03/2020 01:40:37 Imprimir -  Compartilhar

Foto Divulgação Os três foragidos levaram com eles um Agente de Execução Penal, que foi resgatado sem nenhum ferimento.

Numa ação coordenada pelas Forças de Segurança Pública do Estado do Tocantins, foi possível negociar na noite desta terça-feira, 24, a rendição dos três presos fugitivos da Casa de Prisão Provisória de Guaraí. Com a rendição e recaptura dos presos, houve também o resgate do Agente de Execução Penal, que havia sido levado pelos detentos durante fuga.

Segundo a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) informou por meio da meio da Superintendência de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional (Sispen-TO), o agente prisional não sofreu qualquer tipo de ferimento e, após a captura, os custodiados foram encaminhados à Delegacia Regional da Polícia Civil e, em seguida, conduzidos ao Instituto Médico Legal (IML) para os procedimentos de praxe.

A Seciju destacou o trabalho de todas as Forças de Segurança envolvidas na operação: Agentes de Execução Penal das Regiões I, II e III; Grupo de Intervenção Rápida (GIR) do Sispen-TO; Polícia Rodoviária Federal; Delegacia Regional da Polícia Civil de Guaraí; Grupo de Operações Táticas Especiais (GOTE); Central de Monitoramento Eletrônico de Pessoas; Comando de Operações Especiais (COE); Grupo de Escolta Penitenciária (GEP); Delegacia Especializada em Investigações Criminais (DEIC) de Guaraí; Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (ROTAM); e o Comando do 7BPM TO. 

Como foi a ação

A operação de recaptura dos presos e resgate do refém levou quase cinco horas e envolveu mais de 100 homens das Forças de Segurança. Inicialmente, os detentos dominaram o Agente de Execução Penal, subtraíram três armas de fogo (uma espingarda calibre 12 não-letal, uma pistola e um fuzil) e empreenderam fuga. Surpreendidos pelos policiais nas proximidades de Colméia, quando acessaram a rodovia TO-336, eles retornaram a Guaraí, onde outras guarnições da polícia já estavam aguardando, sendo assim iniciadas as negociações.

Fonte: Seciju e SSP-TO / Governo do Tocantins