TOCANTINÓPOLIS
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

Atendimento do Sine Serão Feitos Via Aplicativos e Telefone Para Evitar Aglomeração de Pessoas

Data do post: 20/03/2020 16:17:58 - Visualizações: (443) Imprimir

Foto DivulgaçãoO Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Desenvolvimento Social (Setas) e Sistema Nacional de Emprego (Sine) comunica a população do Tocantins que em virtude  das medidas tomadas para previnir o contágio do Novo Coronavirus os atendimentos ao público presenciais do Sine serão suspensas  a partir desta sexta-feira, 20.

Os trabalhadores poderão continuar acessando os serviços via aplicativos. E caso haja dúvidas os telefones das unidades estarão  disponível de 8h às 18h. Os números estão disponíveis no link https://setas.to.gov.br/trabalho/nucleos-do-sistema-nacional-de-empregos--sine/

Aplicativo Sine Fácil

Com o Aplicativo  Sine Fácil, o trabalhador pode pesquisar vagas de emprego disponibilizadas na rede Sine de todo o Brasil, candidatar-se às vagas, que estejam de acordo com o perfil profissional e agendar entrevistas consultar seu vínculo  empregatícios, bem como atualizar seu cadastro profissional.

Já o empregador pode cadastrar as vagas, pesquisar perfil profissional de candidatos selecioná-los para as entrevistas, acompanhá-las pelo calendário disponível, bem como dar o resultado final no processo seletivo.

Como baixar o Sine Fácil

Qualquer pessoa pode baixar gratuitamente o APP entrando na Play Store do seu celular. Existem duas formas de entrar no Aplicativo, ao baixá-lo haverá a opção “ENTRAR COM GOV.BR”  e “ENTRAR COM QR CODE”, que é o código disponibilizado nas unidades do Sine. Neste caso, para que o trabalhador não precise ir ao Sine ele pode apenas clicar na opção “ENTRAR COM GOV.BR”  e preencher os campos com os dados CPF, nome, data de nascimento, nome da mãe e Estado de nascimento. Todo o processo de instalação e preenchimento é autoexplicativo.

Caso tenham dúvida pode consultar o passo a passo no link https://setas.to.gov.br/trabalho/passo-a-passo-aplicativo-sine-facil/

Carteira de Trabalho Digital

Já a carteira de trabalho digital pode ser habilitada via Aplicativo CTPS Digital, instalado em smartphones com sistema operacional Android e IOS e a mesma funciona como uma extensão do documento físico. Por meio do aplicativo é possível consultar os contratos de trabalho, em que são disponibilizadas informações referentes aos seus vínculos bem como os dados da empresa contratante, cargos e salários.

Em caso de dúvida consulte o passa a passo no link https://setas.to.gov.br/trabalho/passo-a-passo-carteira-de-trabalho-digital/

Seguro Desemprego

Para realizar a solicitação do seguro o trabalhador vai usar o aplicativo da Carteira de Trabalho . O próximo passo é selecionar a opção “ENTRAR COM GOV. BR”.  Todo o processo de instalação, preenchimento e solicitação do seguro desemprego é autoexplicativo.

Caso tenha dúvidas o passo a passo está disponível no link https://setas.to.gov.br/trabalho/passo-a-passo-para-solicitar-seguro-desemprego-pelo-aplicativo/

Documentos necessários para solicitação do Seguro Desemprego

Para dar entrada no benefício pelo Sine Fácil será necessário confirmar as telas com os dados do trabalhador. Por isso é importante ter em mãos os seguintes documentos:

Documento de identificação; RG e CPF

CTPS - Carteira de Trabalho e Previdência Social

Documento de Identificação de Inscrição no PIS/PASEP;

Requerimento de Seguro Desemprego / Comunicação de Dispensa impresso pelo Empregador Web no Portal Mais Emprego;

TRCT (Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho).

Fonte: Lara Cavalcante/ Governo do Estado

ATENÇÃO!
Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.