TOCANTINÓPOLIS
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

Defensoria Pública Requer Prevenção Contra o Coronavírus a Prefeituras que Integram o Jalapão

Data do post: 19/03/2020 17:18:39 - Visualizações: (331) Imprimir

Defensoria Pública-TO Por meio de ofícios e recomendações preventivas à pandemia do Covid-19, a Instituição solicita análise de necessidade de fechamento de atrativos do ponto turístico.

A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) em Ponte Alta do Tocantins requer providências imediatas de prefeituras que integram o Jalapão devido à intensa movimentação turística na região e à maior exposição da população à contaminação pelo novo coronavírus (Covid-19). Ofícios e Recomendações foram expedidos aos municípios de Mateiros, Pindorama do Tocantins e Ponte Alta do Tocantins nesta quarta-feira, 18.

O expediente recomenda aos poderes públicos das localidades a adoção de diversas providências, entre elas, a principal é a análise urgente da necessidade de suspensão do funcionamento de atrativos turísticos situados nos municípios, conforme a legislação aplicável e os parâmetros que conformam competência municipal relativa ao pedido.

Segundo a defensora pública Isabella Faustino Alves, o pedido é baseado no grande trânsito e fluxo de pessoas na região. “O fato da região do Jalapão, conhecida inclusive internacionalmente, tratar-se de um dos pólos mais turísticos do Estado do Tocantins, se não aquele que mais recebe turistas de outros Estados, torna sua população, neste momento, especialmente exposta à transmissão da pandemia”.

Providências

A recomendação também requer a análise administrativa pelas Prefeituras acerca da viabilidade de promover, temporariamente, a suspensão de atendimentos ao público em repartições dos municípios, de modo a cooperar com as ações de prevenção ao contágio comunitário, assegurando o atendimento às demandas urgentes por meios telefônicos e digitais.

Quanto ao sistema de saúde, o pedido é para análise da necessidade de aquisição, por parte do município, de testes para detectar o Covid-19 e de ventiladores respiratórios adicionais para casos mais graves de contágio, além da urgente disponibilização de equipamentos de proteção individual aos profissionais de saúde do município.

A DPE-TO requisitou informações sobre quais providências foram adotadas com vistas aos eventuais atendimentos de pessoas suspeitas ou infectadas com o novo coronavírus. Foi demandado, ainda, as escalas de plantões das unidades de saúde daqueles municípios, bem como de outros serviços disponíveis e relação dos profissionais vinculados às unidade de saúde.

Sistema educacional

A defensora pública Isabella Faustino também encaminhou, mas nesta quinta-feira, 19, outras recomendações aos municípios de Ponte Alta do Tocantins, Pindorama e Mateiros, sendo estes últimos documentos focados nas ações de precaução à pandemia do Covid-19 nos estabelecimentos educacionais das cidades. Os ofícios recomendam, inclusive, a suspensão temporária das atividades, isto caso esta medida já não tenha sido feita.

Fonte: Defensoria Pública-TO

ATENÇÃO!
Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.