Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Corpo de Bombeiros Militar Orienta Cidadão a Evitar Pânico e Divulga Telefones que Ajudam a Tirar Dúvidas Sobre Coronavírus

Data do post: 13/03/2020 15:35:54 Imprimir -  Compartilhar

Corpo de Bombeiros Militar-TO O Tocantins é um dos poucos estados que até o momento não tem casos confirmados de coronavírus. E mesmo assim, o governo do Tocantins, visando melhor orientar a população com ações preventivas e alinhar as informações entre as secretarias estaduais e demais órgãos públicos, criou um Gabinete de Crise. A reunião de abertura dos trabalhos foi nesta quinta-feira, 12, no Palácio Araguaia.

E o Corpo de Bombeiros Militar, um dos órgãos que integram esse Gabinete, recomenda que a população evite o pânico e, em caso de necessidade, que as pessoas busquem informações sobre o coronavírus nos canais oficiais, como do Ministério da Saúde e o da Secretaria de Saúde do Estado. Já está disponível pelo Ministério da Saúde o aplicativo para smartphone, o Coronavírus – SUS, além de duas linhas telefônicas 0800 642 9300 e o (63) 99241 4832, para quem precisar tirar dúvidas.

“Pânico não ajuda”, disse o coronel Carlos Eduardo Souza Farias, subcomandante do CBMTO. “Em caso de dúvida ou suspeita de contaminação, a pessoa pode ligar para o 0800 642 7300, ou para o celular (63) 99241 4832 e os atendentes vão verificar se os sintomas podem ser do covid19, e assim receberá as orientações “passo a passo”, completou o coronel.

O aplicativo criado pelo Ministério da Saúde coronavírus SUS, pode ser baixado nas lojas de aplicativos na internet para todos os formatos de smartphones.  O aplicativo traz dicas, informações e notícias da doença. Por meio dele o cidadão pode tirar dúvidas sobre os sintomas do covid19 e sobre como melhor se proteger e evitar uma contaminação.

Higienização

A orientação geral é lavar bem as mãos, sempre, usando sabão e água, ou usar álcool em gel. E, nesta época, evitar cumprimentos pegando na mão um dos outros, não abraçar ou tocar a outra pessoa de alguma forma. “O calor humano, com o aperto de mão ou o abraço, é algo natural do brasileiro, mas neste momento, a orientação é que isso seja evitado, pois também pode ser uma forma de contágio. Aqui no CBM, a nossa orientação é que essas formas de cumprimentos sejam substituídas”, comentou o coronel.

O app coronavírus orienta, por exemplo, que a pessoa cubra a boca e nariz com lenço de papel ao tossir e espirrar, ou proteja com o antebraço. Outra orientação é que se evite aglomeração de pessoas, não compartilhe objetos de uso pessoal e, em caso de dúvida, ligue para um dos canais oficiais.

Sintomas

O Ministério da Saúde informa que o coronavírus é similar a uma gripe. E os sintomas mais comuns são: febre, tosse e/ou dificuldade para respirar. Em alguns casos, os pacientes podem apresentar cansaço, dores no corpo, mal-estar em geral, congestão nasal, corrimento nasal, dor de garganta ou dor no peito.

Esses, conforme o Ministério, são sintomas leves e começam gradualmente. “A maioria das pessoas, cerca de 80%, se recupera da doença sem precisar de tratamento especial”, informa o aplicativo.

Até hoje, esta sexta-feira, 13, o Brasil já tem confirmados mais de 70 casos de coronavírus. Contudo, um alerta do Ministério da Saúde, afirma que nas duas próximas semanas, esse número deve passar de dois mil.

“Esperamos contar com o apoio de todos, para que possamos abrandar os efeitos dessa situação”, disse o secretário de estado de Saúde, Edgar Tollini, que também, faz parte do Gabinete de Crise.

Fonte: Corpo de Bombeiros Militar-TO