TOCANTINÓPOLIS
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

Defensoria Pública Integra Comitê de Crise Para Prevenção do Coronavírus no Tocantins

Data do post: 13/03/2020 14:02:26 - Visualizações: (221) Imprimir

Defensoria Pública-TO A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) lançou nesta quinta-feira, 12, no Portal da Informação e do Conhecimento (seu principal canal de comunicação interna e compartilhamento de informações), as ações já previstas na Instituição a fim de informar e orientar sobre o coronavírus. Parte dessas ações foi apresentada pelo defensor público-geral no Tocantins, Fábio Monteiro, ao governador Mauro Carlesse e a outras autoridades, durante sua fala pública na solenidade também realizada nesta quinta-feira, no Palácio Araguaia, em Palmas, para a implantação de um Gabinete de Crise e adesão ao Comitê de Crise para Prevenção do coronavírus no Tocantins.

A Defensoria Pública já iniciou na Instituição suas atividades de divulgação de informações relacionadas ao coronavírus, o que será fortalecido a partir da próxima semana por meio de ações previstas no plano “Informação Também é Prevenção”, elaborado especificamente para esse momento, por determinação da Gestão Superior.

“Entendemos que agora, enquanto o Tocantins ainda não tem nenhum caso da doença, o momento é de informação correta e muito bem apurada para evitar alardes desnecessários, mas mantendo as pessoas orientadas. Esse é o foco da nossa divulgação de informações, principalmente para membros, servidores, estagiários, voluntários e demais colaboradores da Defensoria, além das pessoas que vão à Instituição todos os dias em busca de atendimento”, disse Fábio Monteiro.

As orientações da DPE-TO sobre o coronavírus são feitas por meio de divulgação de informações em formato impresso e virtual produzidas pela Instituição, e também por meio do compartilhamento com o público interno de outros conteúdos produzidos pela DPE e por fontes oficiais, como Ministério da Saúde, Secretaria Estadual da Saúde e entidades nacionais e internacionais ligadas à saúde e qualidade de vida. Cada conteúdo conta com estratégia própria de divulgação e mobilização, o que envolve diferentes setores da Defensoria.

As ações já em execução na Defensoria são medidas de prevenção. A Administração Superior está atenta a qualquer necessidade de atuação em outras frentes e, sobre isso, mantém diálogo com outros poderes e órgãos do sistema de Justiça e, a partir de agora, também por meio das ações do Comitê.

Atuação conjunta

O Comitê de Crise para a Prevenção, Monitoramento e Controle do Vírus COVID-19 – novo Coronavírus no Tocantins é uma iniciativa do Executivo estadual e reúne, além da Defensoria Pública, representantes de todos os Poderes no Estado, diversos órgãos públicos e entidades representativas da sociedade civil.

O Comitê foi instituído por meio de Decreto nº 6.064/2020, assinado pelo Governador, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE). Conforme o Decreto, o Comitê reúne-se mediante convocação do Governador do Estado e tem o objetivo de “formular estratégias, soluções e ações locais voltadas ao combate da disseminação do Vírus COVID-19 - novo Coronavírus” e, ainda, “estabelecer efetivos meios de comunicação com os órgãos de saúde em todos os âmbitos e esferas, bem assim com a sociedade local, garantindo níveis adequados de divulgação de informações seguras, verdadeiras e eficazes”.

Na solenidade de implantação desse grupo de trabalho e articulação, o Defensor Público-Geral destacou a atuação conjunta como o caminho ideal para o enfrentamento de uma possível situação em que o Tocantins venha a ter casos confirmados de coronavírus: “Para a Defensoria é importante o posicionamento das autoridades de saúde do Estado porque é da gestão da saúde que virão as diretrizes para todos nós aplicarmos nas nossas instituições e, acima de tudo, para a população, representada na Defensoria pelos milhares de assistidos que temos em todas as comarcas do Estado”.

Tocantins

Ainda na solenidade realizada no Palácio Araguaia, foi informado que o governo está preparado para enfrentar possíveis casos da doença. Conforme o secretário estadual da Saúde, Edgar Tollini, o Estado foi um dos primeiros a apresentar ao Ministério da Saúde e ao Conselho Nacional de Secretários de Saúde o seu Plano de Contingenciamento referente ao Covid-19.

De acordo com informações divulgadas pelo governo do Estado, além do Governador, do Defensor Público-Geral no Tocantins, do Secretário Estadual da Saúde e outros secretários de Estado (Fazenda e Planejamento; Governadoria; Comunicação; Administração; e Assuntos Parlamentares), participaram da solenidade: o comandante-geral da Casa Militar, coronel Silva Neto; o comandante-geral da Polícia Militar (PM), coronel Jaizon Veras; a deputada estadual Valderez Castelo Branco; o diretor-geral do Tribunal de Justiça (TJ/TO), Jonas Demóstenes Ramos; a procuradora-geral de Justiça no Tocantins, Maria Cotinha; o superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF/TO), Hallison Melo; o delegado Regional da Polícia Federal (PF), Marcílio Manfre Afonso, entre outras autoridades.

Fonte: Defensoria Pública-TO

ATENÇÃO!
Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.