TOCANTINÓPOLIS
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

Prazo Para Adesão ao ICMS Ecológico Termina Segunda-feira, 16

Data do post: 13/03/2020 13:57:15 - Visualizações: (184) Imprimir

Secom-TO O prazo final para os municípios tocantinenses darem entrada ao processo do ICMS Ecológico no Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) termina na próxima segunda-feira, 16. O gerente de Atendimento e Análise Técnica do Instituto, João Bento Santos Barbosa, explica que essa prorrogação foi necessária porque o prazo findaria no domingo, 15, e, com isso, os gestores perderiam dois dias úteis para procurar o órgão ambiental e protocolar os documentos.

Segundo João Bento, as orientações continuam as mesmas, inclusive quanto à digitalização dos documentos. Como neste ano o processo é 100% digital, com a documentação apresentada no formato PDF e anexada ao Sistema de Processos Administrativos Eletrônicos do Estado (SGD), os gestores precisam ficar atentos à capacidade do Sistema.

O SGD só comporta anexos com até 50 megabites de tamanho. Por isso, os gestores precisam fragmentar os documentos quando do processo de digitalização antes de efetuarem o cadastro no Naturatins. Não serão aceitos documentos físicos e o prazo não será prorrogado.

ICMS Ecológico

De acordo com os artigos 155 e 158 da Constituição Federal, os municípios têm direito a 25% do valor total arrecado pelos estados com Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS). Desses 25%, três quartos devem ser distribuídos de acordo com a atividade econômica gerada no próprio município e um quarto, deve ser distribuído de acordo com critérios definidos pelos estados.

Dessa forma, o Estado do Tocantins definiu 13% como critérios ambientais (ICMS Ecológico). O Tocantins está entre os primeiros estados do Brasil que instituiu o ICMS Ecológico, por meio de Lei Estadual, sendo que a mesma passou por alterações recentes. Atualmente está vigorando a Lei nº 3.348, de 15 de março de 2018.

Orientação

A equipe do Naturatins está disponível para orientar os representantes das prefeituras sobre as regras e a importância desse recurso para a arrecadação dos municípios.Para esclarecer dúvidas os interessados podem ligar no telefone (63) 3218-2693, de segunda a sexta-feira, de 12h30 às 18h30.

Fonte: Secom-TO

ATENÇÃO!
Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.