Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Justiça Cidadã – “Nossa Meta é Pôr Fim aos Processos Conclusos há Mais de 100 Dias”, Destaca Juíza da Comarca de Peixe

Data do post: 12/03/2020 19:37:41 Imprimir -  Compartilhar

Tribunal de Justiça-TO O Projeto Justiça Cidadã chegou à Comarca de Peixe nesta quinta-feira (12/3), levando os serviços do Judiciário e promovendo uma maior aproximação com a comunidade. A audiência pública que abre o projeto reuniu integrantes do Sistema de Justiça, autoridades locais e representantes da sociedade organizada. Ao dar as boas-vindas a todos, a juíza titular e diretora do Fórum, Ana Paula Toríbio, falou do compromisso de todos da unidade em atender bem a população. “Ainda não temos condições de dar 100% a essa comunidade do que lhe é devido, mas estamos nos comprometendo com a excelência. Peguei uma comarca com mais de 2.000 processos conclusos, mas foi feito um trabalho de reestruturação, contratação de nova equipe, seleção de nova assessoria e hoje temos em torno de 500, mas nossa meta é pôr fim a 100% dos processos conclusos para julgamento há mais de 100 dias”, reforçou.

Os dados de produtividade da Comarca foram apresentados pelo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, e comprovam o empenho dos integrantes com a excelência da prestação jurisdicional. Metas do Conselho Nacional de Justiça já ultrapassaram os 100% de cumprimento, a exemplo da Meta 1, com 104,75%,  (julgar mais que a entrada de novos processos) e a Meta 2, com 102,44%, (julgar processos antigos).  

“A Comarca de Peixe é muito importante para o Tocantins e para o Judiciário. Esses números comprovam o empenho de todos na busca por uma prestação jurisdicional de excelência. Como já venho dizendo por onde o Justiça Cidadã tem passado, o que o advogado deseja, o que o cidadão quer é sentença, decisão judicial de suas demandas”, afirmou Maia Neto ao parabenizar toda a equipe da Comarca.

Sobre os resultados já alcançados pelo projeto Justiça Cidadã, que já atendeu mais de 8 mil pessoas em 24 comarcas, o presidente ressaltou o compromisso do projeto com a promoção da dignidade humana. “Nessa nossa jornada tem coisas que nos emocionam. Vimos pessoas que aguardavam o título de terra há anos celebrar o direito à propriedade, um senhor de 83 anos ter a oportunidade de oficializar seu casamento e estudantes tendo acesso a informações sobre combate às drogas. Esse é o nosso propósito, proporcionar cidadania”, concluiu.

“É muito cômodo estarmos no nosso ar condicionado no gabinete, no nosso conforto, mas o Justiça Cidadã vem garantir esse olhar nos olhos que nos humaniza. É esse olhar que nos faz perceber que trabalhamos com seres humanos e que nossas metas devem focar o ser humano. Essa energia que move o presidente é a boa vontade, e é essa boa vontade que faz a diferença nas vidas das pessoas, o que move o mundo”, completou a juíza Ana Paula ao agradecer a presença da caravana do Justiça Cidadã.

Autoridades

Em Palmeirópolis participaram da audiência pública do Justiça Cidadã Océlio Nobre da Silva, juiz auxiliar da Presidência;  Mateus Ribeiro dos Reis, promotor de Justiça; Maria Cristina da Silva, defensora pública; Venância Gomes Neta Figueiredo, presidente da Subseção da Ordem de Gurupi;  José Junior, delegado de Polícia;  Onassys Morreira da Costa, prefeito de Jaú do Tocantins; o vereador Aier Ribeiro Louça, presidente da Câmara Municipal de Peixe; Domingos Pereira Maia, procurador do Município de Peixe;  a coronel PM Alaídes Machado, coordenadora estadual do Programa de Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), representando o Comando-Geral da Polícia Militar.

Fonte: Tribunal de Justiça-TO