Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Diretoria de Saúde da Aleto Divulga Medidas de Prevenção Contra Coronavirus

Data do post: 12/03/2020 18:44:34 Imprimir -  Compartilhar

Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins A Diretoria de Saúde da Assembleia Legislativa, por meio da médica Ana Paula Pedreira Lima Rocha, divulgou medidas preventivas contra o novo coronavirus (Sars-Cov-2), ressaltando que nenhum caso foi ainda confirmado no Tocantins.

Apesar disso, como a Organização Mundial da Saúde (OMS) já declarou o novo coronavirus como uma pandemia e o Ministério da Saúde, que os casos deverão se multiplicar rapidamente no país, de forma geométrica, Ana Paula recomenda as seguintes medidas de prevenção:

- Adotar hábitos de higiene, como lavar as mãos com água e sabão várias vezes ao dia;

- Fazer uso do álcool em gel a 70% e não compartilhar objetos de uso pessoal;

- Cobrir nariz e boca ao espirrar ou tossir;

- Utilizar lenços descartáveis;

- Frequentar ambientes ventilados;

- Evitar locais de aglomeração de pessoas.

O vírus é transmitido pelo contato com secreção contaminada (ex.: saliva, catarro e gotículas) expelida pela boca através do espirro, da tosse e da fala.

Principais sintomas

Os principais sintomas incluem tosse seca ou com secreção, febre, dificuldade respiratória, assim como dores no corpo, congestionamento nasal e inflamação na garganta.

Na presença de algum desses sintomas, Ana Paula recomenda procurar assistência nos serviços de saúde, uso de máscara para pessoas com sintomas respiratórios e evitar viagens.

Fonte: Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins