Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

No Mês da Mulher, Governo Já Supera 100 Qualificações Para o Público Feminino

Data do post: 10/03/2020 19:59:21 Imprimir -  Compartilhar

Setas-TO Com mais de 70% das metas executadas, o projeto Jeito de Mulher entrou esta semana em sua fase de certificação. Nesta terça-feira, 10, as entregas aconteceram na cidade de Dianópolis a 338 km de Palmas na Câmara Municipal e em Porto Nacional a 64 km da capital na Diretoria Regional de Ensino.

Em Dianópolis foram qualificadas 15 mulheres no curso de Derivados do Leite e 14 como Instaladoras de Alarme Residencial, todas aptas a ingressarem no mercado de trabalho ou atuarem como prestadoras de serviço e empreendedoras.

A aluna Taís Rodrigues Dias fez o curso de Instalação de Alarme Residencial e já está trabalhando na loja especializada neste serviço em sua cidade e também planeja trabalhar como prestadora de serviço. “A qualificação não é só para alarme residencial, nós também aprendemos a instalação de alarmes de motos e carros, estou muito satisfeita com o resultado”. Comemora Taís.

O secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, José Messias Araújo, prestigiou a entrega de certificados em Dianópolis e falou sobre a importância de apoiar as mulheres que mais precisam para entrarem no mercado de trabalho: “Esse Projeto é fundamental para promover a melhoria da qualidade de vida de nossas famílias. Cada mulher capacitada e apta ao trabalho significa uma família em melhores condições de vida.” Comenta o secretário.

Em Porto Nacional, 15 mulheres receberam os certificados do curso de Derivados do Leite e o diretor do Sistema Nacional de Emprego (Sine), José Alberto (Gordo) falou sobre a oportunidade que o qualificação dá às alunas de montarem seu próprio negócio: “Com o conhecimento adquido essas mulheres poderão empreender com pouco recurso e garantir geração de renda e melhoria de vida para elas e suas famílias. Esse é o maior objetivo do Governo do Estado”. Completa o diretor.

Eldenice Cavalcante Farias aprovou a experiência e contou seus planos: “Gostei muito do curso, já estou praticando tudo o que aprendi e pretendo adquirir uma renda extra fabricando e vendendo doce leite e queijo sob encomenda”. Disse a aluna do curso Derivados do Leite oferecido em Porto Nacional.

Nesta quarta-feira, 11, a entrega de certificados acontece no Sine Central de Palmas localizado em frente ao camelódromo. A cerimônia conta, ainda, com serviços de beleza gratuitos, como hidratação, escova, maquiagem e sobrancelha, em comemoração ao dia Internacional das Mulheres, 8 de março.

Sobre o Projeto Jeito de Mulher

O projeto foi lançado em 2016 com a proposta de qualificar o público feminino para áreas do mercado tradicionalmente ocupada por homens.

Na primeira etapa foram beneficiadas 210 mulheres e com a segunda etapa iniciada em janeiro deste ano o objetivo é atender mais 225, preferencialmente de baixa renda, na condição de desemprego ou subemprego.

O Projeto conta com recursos de mais de R$ 880 mil do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, com contrapartida e execução do Governo do Tocantins, por meio da Setas e Sine. Ao final serão atendidas 435 mulheres.

Os cursos da segunda etapa estão sendo ofertados nos oito municípios onde o Sine tem postos, sendo em Araguatins - Produção de Derivados de Leite (80 horas); Dianópolis - Produção de Derivados de Leite (80 horas) e Instalador de Alarme Residencial (80 horas); Guaraí - Produção de Derivados de Leite (80 horas); Gurupi - Produção de Derivados de Leite (80 horas) e Mecânica de Manutenção de Motocicleta (160 horas); Palmas – Mecânica de Injeção Eletrônica (160 horas); Paraíso do Tocantins - Mecânica de Manutenção de Motocicleta (160 horas); Porto Nacional – Mecânica de Manutenção de Motocicleta (160 horas).

Além de participarem dos cursos gratuitamente, as alunas são contempladas com todo o material didático das aulas teóricas, os materiais e os equipamentos de segurança necessários para as disciplinas práticas, além de alimentação e vales-transportes diários.

Fonte: Setas-TO