Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Inspetores da Adapec Participam de Treinamento Sobre Inspeção de Produtos de Origem Animal em Fortaleza

Data do post: 09/03/2020 16:13:18 Imprimir -  Compartilhar

ADAPEC-TO Com o objetivo de qualificar e fortalecer o sistema de inspeção no Tocantins, uma equipe de inspetores de defesa agropecuária e médicos veterinários que atuam no serviço de inspeção animal (SIE) da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) participa em Fortaleza – CE, de um seminário de sensibilização do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI) e curso de treinamento em inspeção de produtos de origem animal. O evento teve início nesta segunda-feira, 9, e segue até a próxima sexta-feira, 13.

O gerente de inspeção animal da Adapec, Antônio José de Sousa Caminha, destacou a importância deste treinamento para o serviço de inspeção no Tocantins. “O Sisbi é a nova realidade da inspeção de produtos de origem animal no Brasil, após a conquista da adesão, como ocorreu com o Tocantins em 2018, o desafio agora é qualificar a equipe de trabalho e aprimorar as ações de inspeção para que nas avaliações que o Ministério da Agricultura faz anualmente, o Estado atenda plenamente as exigências para a manutenção deste selo e também avance na adesão de outros produtos como pescado, mel e aves,” disse Antônio José.

Nesta segunda-feira, estão sendo debatido no seminário, o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SISBI-POA/SUASA): histórico, benefícios e resultados; Política de Integridade no Serviço Público, com foco na inspeção de POA e os Requisitos Gerais para Adesão dos Serviços de Inspeção ao SISBI-POA/SUASA.

A cerimônia de abertura contou com a presença da Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, do Secretário de Defesa Agropecuária (SDA/MAPA): José Guilherme T. Leal, do Superintendente Federal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Ceará (SFA/CE), Francisco Milton Holanda Neto, além de outras autoridades.

Fonte: ADAPEC-TO