Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Dia Internacional da Mulher: Bombeiras Militares em Plantão Operacional Voluntário

Data do post: 09/03/2020 13:48:24 Imprimir -  Compartilhar

Corpo de Bombeiros Militar-TO O Dia Internacional da Mulher, no último domingo, 08, foi comemorado com o atendimento operacional diferente no 1º Batalhão de Bombeiros Militar, em Palmas. Todas as ações do dia foram executadas por mulheres, que logo após assumir as escalas, às 8h, já tiveram a primeira ocorrência atendendo um princípio de incêndio na região norte da Capital.

Nas escalas diárias, boa parte das bombeiras já atua nos serviços operacionais, executando as atividades em todas as áreas de atendimento do Corpo de Bombeiros Militar. Contudo, no Dia Internacional, o quantitativo de mulheres foi superior aos homens, pois houve o voluntariado para que as escalas do dia 8 tivessem maioria absoluta delas. Ocuparam as funções de componente de equipe a chefia, conduziram caminhão Auto Bomba Tanque (ABT), e coordenaram o serviço operacional de Área, que comanda as três Companhias na Capital, mais Paraíso do Tocantins e Porto Nacional.

A forma de homenagem às mulheres pelo Dia Internacional atendeu a um pedido das próprias bombeiras, até bombeiras que estão lotadas no serviço administrativo se voluntariaram para o operacional. E cada uma demonstrou capacidade em suas funções.

Juliana Monteiro Guimarães, que atua na Companhia de Bombeiros em Colinas, região central do Estado, veio a Palmas para conduzir o ABT. O caminhão, que no dia a dia é conduzido por um bombeiro, desta vez traçou as ruas de Palmas sob a direção de uma soldado.

Corpo de Bombeiros Militar-TO “Foi uma experiência bem legal trabalhar só com mulheres, para mim, é algo novo, pois em Colinas sou a única mulher na Companhia. Foi divertido e a gente desenrolou com tranquilidade. E há algo especial nisso por se tratar do Dia Internacional”, contou Juliana.

Ao todo, quinze mulheres atuaram nas escalas. O comando de Área ficou sob a chefia da capitã Márcia Marra. E logo cedo, ela já estava à frente também do atendimento ao princípio de incêndio, transpondo o muro da casa onde o morador ligou o fogão, colocou as panelas no fogo e foi dormir. Um vizinho, ao sentir o cheiro da fumaça, acionou o Sistema Integrado de Operações (SIOP). Ao chegar ao endereço, na 307 Norte, as bombeiras desligaram o fogão e ainda observaram as condições de saúde do morador, que estava em sono profundo.

“Muito gratificante isso, pois nada melhor que passar o Dia Internacional das Mulheres aqui e mostrar que viemos para desempenhar nosso papel com independência e responsabilidade. E conseguimos desempenhar muito bem cada atividade, a contento, aqui no 1º Batalhão”, disse a capitã.

Os trabalhos das equipes aconteceram até às 19h. Ao longo desse tempo, quatro ocorrências foram atendidas. Além do princípio de incêndio, houve atendimento para um mal-súbito, um acidente de trânsito e um apoio à família, após suicídio de um dos entes. Uma major, psicóloga do Corpo de Bombeiros Militar, que estava no 1º Batalhão para ministrar palestra às bombeiras, aproveitou e estendeu o serviço aos familiares enlutados.

Fonte: Corpo de Bombeiros Militar-TO