Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Governo Reúne Equipes dos Cras de Palmas e da ATR Para Nivelar Informações Sobre o Cartão do Idoso

Data do post: 04/03/2020 19:44:25 Imprimir -  Compartilhar

Setas-TO Com proposta de nivelar informações com equipes dos sete Centros de Referência de Assistência Social (Cras), de Palmas, e da Agência Tocantinense de Regulação (ATR), o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), realizou, na tarde desta quarta-feira, 04, na sede da Setas, uma reunião técnica para nivelamento do Protocolo para ter acesso ao Cartão Intermunicipal do Idoso.

O encontro teve como objetivos, melhorar o fluxo de atendimento da concessão intermunicipal do Cartão do Idoso e o acesso deste à gratuidade do transporte, segundo a responsável pelo setor de Benefícios da Setas, Lílian Praigida.  “A ideia é trocar informações, tirar dúvidas e melhorando o atendimento”, afirmou.

Algumas informações relevantes foram passadas durante a reunião como adiantou Lílian Praigida. “Para tirar a passagem o idoso precisa apresentar o cartão. Se ainda não tiver posse do cartão, pode apresentar a declaração emitida pela Setas”, informou.

Para nivelar sobre o acesso às passagens, o gerente de fiscalização da ATR, Daniel de Moraes Brito, deu orientações importantes caso haja negativa da passagem por parte da empresa de transporte. “ O interessado deve procurar uma das unidades de fiscalização da ATR. A Agência tem unidades de fiscalização nas rodoviárias de Palmas, Araguaína Guaraí, Gurupi, Porto Nacional e Paraíso. Nos demais municípios podem entrar em contato com a Ouvidoria Geral do Estado, no telefone 162”, informou.

Além de representantes da Setas e da ATN, estiveram presentes ao evento, equipes municipais que fazem o preenchimento dos formulários de solicitação dos cartões. A assistente social do Cras de Taquaruçu, Soraya Helena de Araújo Mendes, falou da quantidade de informações recebidas e da importância do evento. “Muito esclarecedora, muitas informações que a gente pode passar para os idosos. Amanhã mesmo teremos um encontro com eles e vamos repassar as informações, que com certeza facilitarão o acesso ao cartão e informar a como proceder na hora de solicitar as passagens”, disse. 

Papel de cada instituição

A Setas é responsável pela confecção do Cartão Intemunicipal do Idoso e também de enviar os cartões para os Cras municipais. Para obter o Cartão Intermunicipal do Idoso, o interessado deve ir ao Cras do seu município, levando a documentação necessária. A entrega do cartão para o idoso também acontece nos Centros de Referência. Já a ATR é responsável pela fiscalização do acesso ao transporte.

Ainda segundo Lílian Praigida, o Governo, por meio da Setas, pretende estender  o nivelamento  de informações para os Cras de todos os municípios   a fim de desburocratizar e melhorar o acesso dos idosos ao transporte e para que eles tenham mais informações sobre onde fazer o pedido, onde receber o cartão, evitando que desloquem de seus municípios para a capital. “Às vezes o idoso vem em Palmas atrás da carteirinha e não tem essa necessidade. Ele vai receber o documento no Cras do município em que solicitou o cartão”, informou.

Fonte: Setas-TO