Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Mergulhadores do Corpo de Bombeiros Militar Resgatam Avião Ultraleve do Fundo do Lago, em Porto Nacional

Data do post: 26/02/2020 16:21:37 Imprimir -  Compartilhar

Corpo de Bombeiros Militar-TO Mergulhadores da Companhia Independente de Busca e Salvamento (CIBS), do Corpo de Bombeiros Militar, realizaram ação inédita no Tocantins na última terça-feira, 25, resgatando uma aeronave modelo ultraleve, do fundo do lago da Usina Luís Eduardo Magalhães. O acidente ocorreu em Porto Nacional e a aeronave estava submersa a mais de 12 metros de profundidade. O uso de equipamentos apropriados, como LPS- levantadores de peso submerso, e de técnicas de reflutuação ajudou para que o ultraleve pudesse ser retirado com rapidez.

A queda do Ultraleve ocorreu no domingo, 23, à tarde, porém, o registro da ocorrência com pedido de resgate foi feito na segunda-feira, por volta das 16h. Devido a isso, a Companhia Independente de Busca de Salvamento realizou o resgate do avião apenas na terça de manhã. Não há registro de vítimas. A solicitação de atendimento foi feita por Auricélio André de Vasconcelos.

Corpo de Bombeiros Militar-TO A equipe de mergulhadores foi composta pelo capitão Rafael Menezes - comandante da CIBS, capitão Dourado – comandante da Companhia de Porto Nacional e mergulhador, e pelos soldados Bezerra e Facundes. O planejamento e execução do resgate duraram cerca de uma hora e meia.

Segundo o capitão Menezes, a aeronave estava a cerca de 30 metros de distância em relação à margem do lago, na área urbana de Porto Nacional.

“Essa operação foi de média complexidade. Não tínhamos visibilidade alguma debaixo da água”, conta Menezes.

Para a reflutuação da aeronave os mergulhadores usaram duas bolsas de elevação (lift bags), com capacidade de 200 quilos cada, permitindo que o Ultraleve flutuasse e fosse levado para a margem.

Fonte: Corpo de Bombeiros Militar-TO