TOCANTINÓPOLIS
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

Mergulhadores do Corpo de Bombeiros Militar Resgatam Avião Ultraleve do Fundo do Lago, em Porto Nacional

Data do post: 26/02/2020 16:21:37 - Visualizações: (215) Imprimir

Corpo de Bombeiros Militar-TO Mergulhadores da Companhia Independente de Busca e Salvamento (CIBS), do Corpo de Bombeiros Militar, realizaram ação inédita no Tocantins na última terça-feira, 25, resgatando uma aeronave modelo ultraleve, do fundo do lago da Usina Luís Eduardo Magalhães. O acidente ocorreu em Porto Nacional e a aeronave estava submersa a mais de 12 metros de profundidade. O uso de equipamentos apropriados, como LPS- levantadores de peso submerso, e de técnicas de reflutuação ajudou para que o ultraleve pudesse ser retirado com rapidez.

A queda do Ultraleve ocorreu no domingo, 23, à tarde, porém, o registro da ocorrência com pedido de resgate foi feito na segunda-feira, por volta das 16h. Devido a isso, a Companhia Independente de Busca de Salvamento realizou o resgate do avião apenas na terça de manhã. Não há registro de vítimas. A solicitação de atendimento foi feita por Auricélio André de Vasconcelos.

Corpo de Bombeiros Militar-TO A equipe de mergulhadores foi composta pelo capitão Rafael Menezes - comandante da CIBS, capitão Dourado – comandante da Companhia de Porto Nacional e mergulhador, e pelos soldados Bezerra e Facundes. O planejamento e execução do resgate duraram cerca de uma hora e meia.

Segundo o capitão Menezes, a aeronave estava a cerca de 30 metros de distância em relação à margem do lago, na área urbana de Porto Nacional.

“Essa operação foi de média complexidade. Não tínhamos visibilidade alguma debaixo da água”, conta Menezes.

Para a reflutuação da aeronave os mergulhadores usaram duas bolsas de elevação (lift bags), com capacidade de 200 quilos cada, permitindo que o Ultraleve flutuasse e fosse levado para a margem.

Fonte: Corpo de Bombeiros Militar-TO

ATENÇÃO!
Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.