Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Casa de Apoio Recebe Quase 20 Mil Hóspedes em 2019

Data do post: 19/12/2019 15:22:01 Imprimir -  Compartilhar

Setas-TO A Casa de Apoio Vera Lúcia Pagani é um espaço oferecido gratuitamente pelo Governo do Tocantins a acompanhantes e pacientes internados nos hospitais públicos de Palmas; e somente de janeiro de 2019 até esta quinta-feira, 19, o número de pessoas atendidas na instituição já chega a quase 20 mil.

Vinculada à Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), a Casa de Apoio foi entregue à população em 18 de abril de 2006, e desde então já hospedou quase 240 mil pessoas vindas dos 139 municípios tocantinenses e também de outros estados como Bahia, Maranhão, Pará, Piauí, Mato Grosso e até do Rio Grande do Sul.

Para o secretário estadual do Trabalho, Messias Araújo, “a Casa de Apoio é um espaço de acolhimento que recebe as pessoas em seus momentos mais delicados, que é quando estão doentes ou acompanhando alguém adoentado; por isso precisamos receber os hóspedes com amor, compreensão e principalmente com atenção a cada história pessoal”.

Localizada a apenas 200 metros do Hospital Geral de Palmas, o Governo proporciona nesse espaço segurança, conforto e a proximidade dos familiares com os pacientes internados, ou mesmo com aqueles que receberam alta médica e ainda não voltaram para a sua cidade de origem.

Setas-TO A Casa promove também serviços de apoio aos internos como orientação psicológica qualificada, pedagógica, assistência social e um cronograma diversificado de atividades, como realização de palestras, atividades religiosas, contação de histórias e até minicursos de crochê e bombons artesanais, como um meio de oportunizar qualificação aos internos durante o tempo de hospedagem.

A estrutura física da Casa é composta de mais de 100 leitos equipados com beliches, cozinha, brinquedoteca, sala interdisciplinar, parquinho e área de convivência social e capela. Os hóspedes são selecionados e encaminhados pelas assistentes sociais dos hospitais públicos de Palmas.

Ações voluntárias

A Casa de Apoio costuma receber doações e ações voluntárias de amparo emocional e espiritual para seus hóspedes. Algumas das necessidades constantes dos usuários são roupas, calçados fechados (exigência dos hospitais), e itens de higiene pessoal. Uma Setas-TO dessas ações voluntárias aconteceu na tarde da quarta-feira, 18. A Fundação de Apoio Científico e Tecnológico (Fapto) doou para a Casa de Apoio dois beliches, colchões e produtos de higiene pessoal e materiais de limpeza. As doações foram produtos do Natal Solidário da Fapto, em que os servidores fizeram doações dos produtos e materiais, e as camas e colchões foram doações da instituição.

A gerente da casa, Elisângela Sardinha, falou dessas ações promovidas aos hóspedes. “Recebemos muitas ações de grupos voluntários, são palestras sobre temas variados, apresentações artísticas, oficinas de arte, serviços de corte de cabelo gratuito, entre outros. São pessoas que sentem necessidade de ajudar e às vezes usam seu tempo para uma conversa motivacional, ouvir um desabafo, tudo que significa ser solidário”, afirmou.

Os interessados em conhecer a Casa de Apoio e se tornarem parceiros podem entrar em contato pelo telefone (63) 3218-2465.

Fonte: Setas-TO