Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Polícia Civil Recupera e Devolve aos Verdadeiros Donos 45 Aparelhos Celulares Furtados

Data do post: 19/12/2019 14:55:41 Imprimir -  Compartilhar

Secretaria de Segurança Pública-TO Na tarde desta quarta-feira, 18, na sede da 5ª Delegacia de Palmas, a Polícia Civil do Estado do Tocantins efetuou a restituição aos legítimos proprietários de 45 aparelhos celulares, os quais haviam sido furtados ou roubados e foram recuperados pelos policiais civis da 5ª DPC, por meio de ações de inteligência realizadas nos últimos 90 dias.

De acordo com o delegado Guilherme Rocha Martins, titular da 5ª DPC e responsável pelo caso, os aparelhos, que estão avaliados em mais de R$ 20 mil reais, foram localizados em diferentes setores da região de Taquaralto após várias semanas de investigações e estavam, em sua grande maioria, na posse de receptadores, que responderão criminalmente pela prática delituosa.

“Por meio de levantamentos e intensa ação investigativa, conseguimos localizar os bens subtraídos, bem como identificar os indivíduos que estavam de posse dos mesmos. Com base nas informações levantadas realizamos as incursões em setores diversos da região sul e recuperamos os celulares, os quais que foram periciados e restituídos aos seus legítimos proprietários, na tarde desta quarta-feira”, ressaltou o delegado.

O delegado Guilherme Rocha faz um alerta a toda a população no tocante aos procedimentos que devem ser feitos por e qualquer cidadão, que por ventura, tenha seu celular roubado ou furtado ou, então, seja vítima de qualquer outro tipo de crime para que o mesmo compareça, imediatamente, a uma Delegacia de Polícia Civil mais próxima de sua residência e, no caso específico de aparelhos celulares, levar consigo a nota fiscal do bem, além do número de identificação (IMEI) para que a Polícia Civil possa iniciar as investigações e recuperar o aparelho furtado ou roubado.

Durante o ato de restituição dos bens recuperados, dezenas de pessoas compareceram até a sede da 5ª DPC, onde receberam de volta das mãos dos delegados Guilherme e Marivan da Silva Sousa, os aparelhos celulares. A designer de sobrancelhas, Kamila Lins, elogiou a ação da Polícia Civil e se disse muito satisfeita por reaver seu aparelho celular. “Gostaria de agradecer o empenho e a dedicação da Polícia Civil do Tocantins por ter conseguido recuperar meu celular, pois nunca perdi a esperança de poder localizá-lo e graças ao eficiente trabalho realizado pelos policiais civis da 5ª Delegacia, hoje pude receber meu telefone de volta e por isso estou muito feliz”, disse.

Secretaria de Segurança Pública-TO Já o bacharel em Direito, Christopher Rocha Gomes, teve seu celular furtado há mais de seis meses e não imaginava que o bem poderia ser recuperado. “Parabenizo a todos os policiais civis pelo excelente trabalho realizado e que me possibilitou ter meu aparelho celular de volta. É motivo de orgulho saber que a Polícia Civil não se preocupa apenas com crimes mais complexos, mas também dedica atenção a delitos como furtos e roubos de celulares, e nesse contexto, me sinto feliz e só tenho a agradecer a todos os profissionais da 5ª DPC, que não mediram esforços para que essa grande entrega de celulares recuperados fosse viabilizada nesta tarde”, declarou o bacharel.

Por fim, o delgado Guilherme Rocha ressaltou a importância da ação de recuperação e entrega dos 45 aparelhos celulares, que são tão importantes para seus donos. Isso é um sinal de que as investigações realizadas pela 5ª Delegacia têm começo, meio e fim, possibilitando com que os bens retornem para seus donos. O delegado também fez um alerta para todo cidadão, que adquire celulares ou outros produtos de procedência duvidosa e por preços bem abaixo dos normalmente praticados no mercado.

“Por mais que o cidadão alegue que tenha adquirido o bem de boa fé, é preciso ficar atento à procedência do produto, que geralmente, é oferecido por preços muito atrativos, visto tratar-se de bem ilícito, a pessoa pode ser processada por crime de receptação no mínimo culposa”, ressaltou. O delegado também frisou que mesmo que o cidadão encontre um aparelho celular e dele se apropria, comete o crime de apropriação indébita. “É necessário esclarecer que se a pessoa achar algum produto deve levá-lo até a Delegacia de Polícia Civil mais próxima, para o verdadeiro proprietário seja localizado”, enfatizou.

O delegado lembrou ainda que a pratica de adquirir produtos sem nota fiscal, por preços bem abaixo do mercado e de procedência duvidosa, fomenta o mercado de furtos e roubos de celulares. “Vale ressaltar que os roubos e furtos de celulares são, em grande parte, fomentados pelos potenciais clientes que adquirem produtos sem procedência”, ressaltou o delegado.

Fonte: Secretaria de Segurança Pública-TO