Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Inspetores da Adapec Recebem Capacitação Sobre Sistema de Vigilância e Emergências Veterinárias

Data do post: 10/12/2019 13:56:22 Imprimir -  Compartilhar

Adapec Tocantins A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) em parceria com a Superintendência Federal da Agricultura no Tocantins (SFA-TO) iniciaram nesta terça-feira, 10, e segue até esta quarta-feira, 11, no Campus da Universidade Católica, em Palmas, um curso de capacitação para implantação de uma ferramenta denominada Sistema Brasileiro de Vigilância e Emergências Veterinárias (e-SISBRAVET) para inspetores de defesa agropecuária (médicos veterinários) da Agência.

Durante a abertura do curso, o presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha, destacou a importância da ferramenta para a atuação da Agência. “Esta ferramenta que vamos implantar na Adapec contribuirá e agilizará a nossa ação no campo, dando respostas imediatas às notificações de doenças que afetam os nossos rebanhos, além de melhorar as condições de trabalho dos servidores,” pontuou.

Já o chefe de Divisão de Defesa Agropecuária da SFA-TO, Elso Polizel Júnior, que representou o superintendente na abertura do evento, disse que o sistema vai fortalecer a vigilância de doenças no Estado. “Teremos condições com este sistema, de dar respostas rápidas e seguras para defesa agropecuária,” ressaltou.

O curso está sendo ministrado pelo responsável técnico pelo Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Adapec, César Romero Bucar e o auditor fiscal federal da agricultura, Welciton Assunção Alves da SFA-TO. Serão abordados: as funcionalidades do sistema referentes a cadastros de usuários e perfis, cadastro de unidades informantes, fluxos de registro de notificação, classificação e preparação para atendimento, práticas dos fluxos de registro de investigação (suspeita descartada, caso provável, foco, caso descartada) e vínculos epidemiológicos. 

César explicou que o objetivo do curso é capacitar os profissionais que atuam nas regionais e nos programas sanitários para registro e acompanhamento de investigação de ocorrências de doenças animais no Tocantins. “Por ser um sistema online, ele vai eliminar o uso de papel e formulários que antes eram preenchidos à mão e em muitos casos, enviados por malotes. Com o e-SISBRAVET as informações de possíveis notificações estarão disponíveis em tempo real para a Adapec e o Ministério da Agricultura,” destacou César Romero.

e-SISBRAVET

É uma ferramenta eletrônica específica para gestão de dados obtidos na vigilância passiva em saúde animal, desenvolvida para o registro e acompanhamento das notificações de suspeitas de doenças e das investigações realizadas pelo Serviço Veterinário Oficial (SVO).

A ferramenta também possibilita a autoridade veterinária oficial coordenar e monitorar a evolução de processo de investigação em tempo real até a confirmação ou exclusão das doenças.

Fonte: ADAPEC Tocantins