Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Sessão Solene Homenageia Transferência da Capital Para Miracema

Data do post: 09/12/2019 10:08:34 Imprimir -  Compartilhar

Assembleia Legislativa do Tocantins Em sessão solene realizada no auditório da Câmara de Vereadores de Miracema do Tocantins neste sábado, 7, foram homenageados os principais idealizadores da criação do Estado, como o ex-governador Siqueira Campos, e o ex-vice-governador, Raimundo Boi. A Mesa Diretora do evento foi composta pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Antonio Andrade (PTB); o primeiro secretário, Ivory de Lira (PCdoB); o segundo secretário, Claiton Cardoso (PTC); o governador Mauro Carlesse (PTB); o prefeito de Miracema, Saulo Milhomem; o procurador-geral de Justiça, José Omar de Almeida Júnior; e o presidente da Câmara Municipal, Edilson Tavares.

A solenidade está prevista na Constituição Estadual, em seu Artigo 161, e no parágrafo 2º do artigo 2º do Regimento Interno da Assembleia Legislativa, que estabelece que Miracema seja considerada Capital do Estado no dia 7 de dezembro de cada ano, e que o Parlamento realize na data sessão na cidade, pelo fato de Miracema ter sido escolhida como a primeira Capital do Tocantins.

"Miracema merece a homenagem, por ter sido a primeira capital do Estado, mas não podemos nos esquecer de quem começou tudo: o ex-governador José Wilson Siqueira Campos, e de agradecer às pessoas que contribuíram para a implantação do Estado, como o ex-deputado e ex-vice-governador Raimundo Boi, presidente da Assembleia Constituinte do Estado", afirmou o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Antonio Andrade.

O presidente da Casa relembrou as dificuldades para a implantação do Estado. "Por isso, temos a obrigação de dar continuidade ao trabalho iniciado", disse. Nesse sentido, Antonio Andrade destacou o trabalho do Poder Legislativo em parceria com o Poder Executivo, que permitiu o enquadramento do Estado na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Isso viabilizou, por exemplo, empréstimo com a Caixa Econômica Federal que vai beneficiar diretamente os 139 municípios tocantinenses. "Somos parceiros para que o benefício chegue às pessoas mais necessitadas, mantendo sempre a harmonia e a autonomia entre os Poderes", finalizou.

Já o governador Mauro Carlesse anunciou a implantação de um Colégio Cívico-Militar no local onde hoje funciona o Centro de Ensino Médio Santa Teresinha, com 500 vagas, reforma de quadra poliesportiva e do estádio local, e outros benefícios para o município. Várias secretarias e autarquias do Estado se instalaram na cidade neste sábado, a fim de prestar serviços à população.

As bênçãos religiosas foram proferidas pelo bispo de Miracema do Tocantins, Dom Phillip Eduard Dickmans, e pelo pastor José Sandro, da Primeira Igreja Batista da cidade.

Presenças

Estiveram presentes à sessão o deputado federal Osires Damaso (PSC), os deputados estaduais Gleydson Nato (PHS), Valderez Castelo Branco (PP), Vanda Monteiro (PSL) e Amália Santana (PT); o ex-deputado estadual Júnior Evangelista; o superintendente dos Defensores Públicos, Murilo Costa Machado; secretários de Estado, o comandante da Polícia Militar, Jaizon Veras Barbosa; prefeitos, vereadores e líderes políticos locais e regionais.

Fonte: Assembleia Legislativa do Tocantins