Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Governo Atende Mais de 30 Aldeias Indígenas no Tocantins com o Criança Feliz

Data do post: 06/12/2019 17:52:20 Imprimir -  Compartilhar

Setas-TO “A cultura e a língua materna precisam ser observadas e respeitadas no trabalho realizado com povos indígenas e temos que ter uma atenção especial com essas comunidades”, com essa declaração a consultora da UNESCO e representante do Ministério das Cidades, Gildene Carvalho, resumiu, nesta semana, durante acompanhamento a visita domiciliar para avaliação do  Programa Criança Feliz (PCF), em Tocantinópolis; o tamanho da  responsabilidade e a importância do trabalho desenvolvido pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), em aldeias indígenas do estado.

A consultora da Unesco reafirmou o reconhecimento aos esforços do Governo para a execução do Criança Feliz. “O Tocantins, por meio da equipe da Setas,  é referência para todo país, pelo grande esforço em capacitar e qualificar  os agentes municipais do programa”, afirmou. “Esse suporte é fundamental para os avanços do Criança Feliz no país”, assegurou.

O programa visa trabalhar o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância e também o período gestacional. Esse período é entendido como crucial na formação da base cerebral do ser humano e uma janela de oportunidades de aprendizagem. Reforça principalmente garantia do vínculo afetivo entre a criança e as famílias.

Visitas domiciliares

As ações do Programa se concentram em visitas semanais às crianças beneficiárias do Programa Bolsa Família (BPF), com idade entre zero e três anos, quinzenais às de até seis anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), e mensalmente às gestantes beneficiadas pelo BPF. Nos encontros, as famílias recebem informações sobre como estimular o desenvolvimento dos filhos, com foco em temas como saúde, educação, cultura e garantia de direitos, entre outros.

Aldeias

No município de Tocantinópolis, as aldeias São José, Mariazinha e Prata estão inseridas no Criança Feliz. Ao todo 22 famílias indígenas são atendidas. O trabalho nas aldeias começou em setembro de 2017. Para a coordenadora e supervisora do PCF, Verônica Rufino de Macedo, o diferencial no atendimento aos indígenas a valorização e o comprometimento. “As famílias sempre procuram os visitadores para inserir mais crianças no programa”, contou.

A visitadora de Tocantinópolis, Joana Carolina, realizou visita domiciliar na aldeia São José, nessa semana, falou sobre o respeito à língua materna. “A língua falada na aldeia é o Apinajé, por isso a gente passa as atividades para a cuidadora para que sejam transmitidas na linguagem materna, preservando a identidade”, informou.

Apinayé ou apinajé é um povo indígena que habita as terras localizadas entre a margem esquerda do Rio Tocantins e a margem direita do rio Araguaia, no norte do estado do Tocantins, Brasil, na região conhecida como Bico do Papagaio.

Tocantínia

Setas-TO Na zona rural de Tocantínia, seis equipes do Programa Criança Feliz atendem mais de 28 aldeias. A comunidade indígena foi a primeira do país a receber  visitas domiciliares do Programa Criança Feliz. No município 180 famílias são atendidas pelo Criança Feliz, sendo 95 indígenas. Até o momento foram atendidas mais de 2.500 famílias. O maior público é indígena, tanto na cidade, quanto na zona rural e 70 % das visitas foram nas aldeias.

Na aldeia Recanto, a 15 quilômetros de Tocantínia, a visitante domiciliar do Criança Feliz, também é indígena, Elissabetts Xerente, visita, uma vez por semana, a pequena xerente, de um ano e sete meses, Camila Brindisi. O encontro dura cerca de 30 minutos e é todo feito na língua indígena Akwē para preservar a língua e em respeito à cultura, os brinquedos são todos de origem da natureza e a matéria prima encontramos no cerrado.

Xerente é o nome de uma tribo indígena que habita áreas próximas à margem direita do rio Tocantins, no município de Tocantínia, no estado do Tocantins, distribuídos em 33 aldeias. Falam a língua akwen, da família linguística Jê, do tronco macro-Jê. A nome de sua reserva é Funil.

Criança Feliz

O Criança Feliz é uma iniciativa do Governo Federal para ampliar a rede de atenção e o cuidado integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida.

Desde que o Tocantins aderiu ao Programa em 2016, foram realizadas mais de 20 mil visitas domiciliares no estado. Atualmente, cerca de seis mil crianças e gestantes são acompanhadas pelo Criança Feliz, em mais de cinco mil visitas. No total, 51 municípios tocantinenses desenvolvem o Programa.

Fonte: Setas-TO